Desde a criação do Linha Verde em 2013, esse foi o janeiro com mais denúncias
Emanuelle Loli estagiária
De acordo com dados do Disque Denúncia fornecidos ao Diário de Petrópolis, janeiro deste ano foi o que mais foram feitas denuncias ao Disque Denúncia na cidade. Somente nesse mês, foram contabilizados 152 registros, dos quais 81 foram realizados por meio da Linha Verde, o programa especializado no recebimento de denúncias de crimes ambientais.
Desde que foi criado o Linha verde em 2013, esse foi o mês de janeiro que mais teve denúncias.
Os números mostram um aumento de ocorrências pelo terceiro ano consecutivo. Comparando janeiro de 2023 com o mesmo período do ano passado, o programa teve um aumento de 149,18% nos número de denuncias. O número que era de 61,foi para 152.
Tabela Disque Denúncia
A maioria das denúncias feitas ao Disque Denúncia em janeiro de 2025 foram referentes ao tráfico de drogas (35), seguidos por maus-tratos a animais (33), extração irregular de árvores (13) e guarda ou comércio de animais silvestres.
Os bairros com maiores incidências foram Itaipava e Corrêas (12), seguidos pela Posse (11) e Quarteirão Brasileiro (9).
Em 2025 o Disque Denúncia já recebeu diversos tipos de ligações em Petrópolis. Desde barulho(8), consumo de drogas(5), queimadas(3), acúmulo de lixo (5), caça ilegal de animais(1), dentre outros.
Como denunciar:
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, conta com a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio de Janeiro.
As denúncias são anônimas e podem ser feitas por telefone qualquer hora do dia, nos números 0300-253- 1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177, onde ambos possuem WhatsApp anonimizado (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa), pelo o aplicativo para celular "Disque Denúncia RJ" ou pelo site do Disque denuncia ( www.disquedenuncia.org.br ).
Veja também: