A Casa Pacheco Leão vai ganhar mais uma programação cultural. Nesta sexta-feira (25), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promove a “Cerimônia do chá”, que vai apresentar o preparo do chá conforme a tradição chinesa. O público poderá degustar a bebida. A atração é gratuita e acontecerá uma vez por mês, sempre na última sexta-feira, em duas sessões, às 11h e 15h. Serão apenas 20 participantes em cada horário. Os ingressos podem ser retirados no site jbrj.eleventickets.com . A cerimônia será apresentada pela professora Li Lu, e acompanhada de música, pela professora Gao Chunhan, que tocará o instrumento de corda chinês pipa.
Já no sábado (26), a programação será musical, com Hugo Pilger, no cello, e Tibor Fittel, no acordeon. A apresentação será na varanda da Casa, em duas sessões, às 11h e 16h, e também é gratuita.
Doutor em música, Pilger é um dos grandes nomes da música erudita no país. Recebeu o Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria Instrumentista Erudito e indicações ao Grammy Latino de 2012 (Quartetos de cordas - Prelúdio 21) e de 2021 (Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano). Mestre em música, Tibor Fittel é pianista, acordeonista, compositor e arranjador. Compõe música sinfônica, de câmara, para teatro e cinema, atuando no universo da música de concerto e dialogando com a música popular, o jazz, a bossa nova, o choro entre outros. Tocou com artistas como Elba Ramalho, Rildo Hora, Robertinho de Recife, Leny Andrade,
Carlos Lyra, Claudete Soares, entre outros.
A Casa Pacheco Leão, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi reaberta ao público em novembro do ano passado, depois de oito anos fechada. Após passar por restauro arquitetônico, inaugurou a exposição "Rota do chá botânica, cultura e tradição”, uma imersão sobre a rica tapeçaria cultural do chá, explorando suas origens, sua jornada global e seu papel na construção de conexões entre diferentes culturas, especialmente entre Brasil e China. O Jardim Botânico do Rio faz parte dessa história, por ser o primeiro lugar no Brasil onde foi introduzido o cultivo da planta do chá (Camellia sinensis), por chineses trazidos pela coroa portuguesa especialmente para esse trabalho, no início do século 19.
Na Casa, o visitante pode conhecer uma coleção de louças de porcelana e prata usadas para o consumo de chá de 12 países e estilos diferentes, desde o século 18. Também faz uma viagem afetiva sobre os rituais do chá, com mais de 100 peças expostas de épocas, estilos e procedências variadas. Além de sentir as diferenças entre os vários tipos da bebida, pela sutileza de cheiro, cor e textura das seis categorias originais da China.
Serviço
“Cerimônia do chá”, na Casa Pacheco Leão
Dia: 25 de abril (sexta-feira)
Horários: 11h e 15h
Ingressos gratuitos pelo site jbrj.eleventickets.com
Música na Casa Pacheco Leão
Dia: 26 de abril (sábado)
Horários: 11h e 16h
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008
Veja também: