Edição anterior (3952):
terça-feira, 29 de julho de 2025


Capa 3952

Julho Amarelo é instituído em Petrópolis para o combate das hepatites virais

A lei visa conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais

Foto: Divulgação CMP
Foto: Divulgação CMP

Mariana Machado estagiária

Foi instituído, no último dia 24, o Julho Amarelo, dedicado às ações relacionadas à luta contra as hepatites virais em Petrópolis. O projeto é do vereador Marquinhos Almeida, que afirma que a causa já conta com importantes ações na cidade, e, a partir de agora, com a força da lei, ganha ainda mais respaldo e continuidade.

As hepatites virais são infecções causadas por diferentes vírus que provocam inflamação no fígado, e pode variar desde formas leves e autolimitadas até quadros graves com risco de falência hepática.

A lei visa conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, o estímulo à realização periódica de exames de sangue, incentiva órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada para que campanhas de incentivo sejam engajadas.

O vereador explica que a proposta da lei não é apenas criar algo novo, mas normatizar e garantir que as campanhas de prevenção, testagem e conscientização não sejam interrompidas ou esquecidas com o tempo. “Com essa legislação, asseguramos que a população continue tendo acesso à informação, aos cuidados preventivos e aos serviços de saúde necessários para combater essas doenças silenciosas e perigosas”, afirma.

Com a lei, o mês de julho terá por objetivo conscientizar a população através de procedimentos informativos, educativos, organizativos, palestras, audiência pública e conferências, a fim de que sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater sobre iniciativas de combate às hepatites virais.

O mês do Julho Amarelo passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município, e o Poder Executivo Municipal poderá firmar parcerias com a iniciativa pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas e universidades, para a realização e organização do “Julho Amarelo”.

Edição anterior (3952):
terça-feira, 29 de julho de 2025


Capa 3952

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral