Número aumentou 27% após as eleições municipais
Larissa Martins
Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através do aplicativo Pardal, foram registradas 236 denúncias de propaganda irregular nas Eleições Municipais de 2024, em Petrópolis. Em apenas uma semana o número subiu 27%, principalmente após a votação no domingo (6).
No estado já são 5.691 irregularidades e Petrópolis permanece ocupando o 3º lugar no ranking. A cidade do Rio de Janeiro é a líder, com 610 registros na plataforma. Na última semana o número apresentado era 422. Logo depois aparece Duque de Caxias, novamente, mas desta vez com 312 denúncias, enquanto na última semana havia 228 reclamações. Petrópolis aparece em seguida.
Do total de reclamações enviadas à Justiça Eleitoral, 3.243 são sobre propagandas irregulares de vereadores; 1.514 sobre prefeitos; 890 sobre os partidos/coligações/federações e 44 sobre vice-prefeitos.
Classificação
Os tipos mais recorrentes de irregularidades envolvem a internet, responsável por 13% das denúncias. O uso indevido de adesivos representa 10% e de bens púbicos 9%. Outras ocorrências incluem: boca de urna (8%), alto-falante/amplificador de som (8%), banner/cartaz/faixa (7%), bem particular (5%), santinhos (3%) e distribuição de brinde, outdoors e omissão com informações obrigatórias com porcentagens não especificadas. Houve ainda outras não informadas (27%).
Solução
Das denúncias recebidas, 48% foram baixadas dos sistemas, ou seja, já foram solucionadas ou arquivadas. Outras 37% foram encaminhados ao Juiz e 15% ainda estão em andamento. Os dados estão disponíveis no site: https://pardal.tse.jus.br/pardal-web/pages/estatisticas/dashboard.faces .
APPs
O aplicativo Pardal 2024 foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). Também estão disponíveis: Pardal Móvel, Pardal Web e Pardal ADM.
No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.
Pelo Pardal Web, é possível acompanhar o andamento e as estatísticas das denúncias apresentadas via Pardal Móvel. Já o Pardal ADM permite gerar uma notificação informatizada à pessoa, ao partido político, à federação ou à coligação mencionada, acompanhada de um link específico para informar a regularização ou o esclarecimento do fato e anexar a documentação comprobatória.
Veja também: