Através de nota, a Prefeitura de Petrópolis afirmou, nesta quinta-feira (19) que conseguiu judicialmente o impedimento do aumento na passagem de ônibus: "a desembargadora Érica de Paula Rodrigues da Cunha, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, acatou um pedido do município, destacando que não há um “detalhamento técnico pormenorizado que indique uma necessidade premente de reajuste” e reforçando que esse aumento traria prejuízos aos usuários do transporte coletivo".
O pedido de aumento da tarifa foi apresentado pelo Sindicato das Empresas de Ônibus (Setranspetro). Com a nova decisão do Tribunal de Justiça, o reajuste, que estava programado para entrar em vigor nesta sexta-feira (20), não será aplicado.
Entenda:
O aumento começaria nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro de 2024: com o novo valor de R$ 5,65 na tarifa de ônibus, para os pagamentos realizados em dinheiro e nos cartões Riocard Expresso. O reajuste atenderia uma uma decisão judicial que atendeu, parcialmente, um pedido do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro). A determinação tinha sido dada na quarta-feira (11) pelo juiz da 4ª Vara Cível, Rubens Soares Sá Viana Junior. Após o anúncio, a prefeitura informou afirmou que iria recorrer da decisão.
Vale destacar que, n a tarde da última terça-feira (17), manifestantes se reuniram no Centro contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade. O protesto teve início na Praça Dom Pedro, e seguiu até o Terminal do Centro.
Veja também: