No próximo domingo, 4 de maio, às 16h, o Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, recebe o espetáculo Kawó o rei chama, uma potente celebração da ancestralidade africana voltada ao público infantojuvenil. A montagem, dirigida, idealizada e escrita por Gabriel Mendes, integra a programação do Edital Sesc RJ Pulsar 2025 e será apresentada em diversas unidades da rede.
Com seis atores negros e dois músicos em cena, a peça mergulha o público em uma África ancestral e mítica, repleta de simbologias e saberes tradicionais. A história gira em torno da preparação do “dia do Obá Xangô”, quando uma família se reúne para celebrar esse rei-orixá com um grande banquete. Entre receitas, memórias e cantos, revelam-se as narrativas que moldaram Xangô divindade iorubá do fogo, da justiça e do trovão desde sua infância até sua consagração como orixá.
Kawó o rei chama é a terceira parte da premiada Trilogia dos Orixás, que inclui também Jogo da Velha (cena curta) e Omi do leito ao mar. A obra recebeu 17 indicações na 9ª edição do Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças e Jovens, entre elas Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Elenco e três menções em atuação cênica.
Segundo Gabriel Mendes, o espetáculo é uma tentativa de apresentar novas referências às crianças brasileiras: “Queremos mostrar outros reis e rainhas, com rostos negros e histórias potentes, protagonistas de sua própria trajetória”. Ele completa: “Nosso espetáculo dialoga com o entendimento de que não há futuro sem reconhecer a origem uma origem muitas vezes negada à população negra.”
A encenação é conduzida por uma grande matriarca e seus quatro filhos, além do avô, que, juntos, costuram histórias de batalhas, amores e dilemas éticos, questionando os limites do poder e as contradições humanas de um deus. A peça convida o público a uma escuta sensível, com trilha musical original ao vivo e elementos visuais que evocam a riqueza da cultura iorubá.
Serviço:
Kawó o rei chama
Centro Cultural Sesc Quitandinha
4 de maio (domingo)
16h
R$ 15 (inteira) | R$ 7,50 (meia)
Classificação: Livre
Duração: 65 minutos
Ficha técnica completa e realização: 2NÓS e ONÀ Produções.
Veja também: