Até 2026, ponto turístico contará com melhorias após ampliação dos espaços
Larissa Martins
Cartão postal de Petrópolis, o entorno do lago do Centro Cultural Sesc Quitandinha está passando por revitalização, visando a ampliação dos seus espaços. O local ganhará pista de caminhada, decks para contemplação, bancos, câmeras de segurança, internet WI-FI e espaços para instalações artísticas até o fim do ano.
Com entregas previstas para ocorrerem gradualmente até 2026, para a parte interior, o projeto prevê cinema, boliche, praça de alimentação, espaço game e mercado gastronômico. As novas estruturas permitirão a realização de exposições a céu aberto e mais conforto para atividades físicas, piqueniques e apreciação da natureza. Algumas melhorias já estão concluídas, como o deck próximo à churrascaria e a recuperação do pergolado e do farol.
Peter Brian Medawar
Com as mudanças, o espaço do lago será rebatizado em homenagem a um profissional nascido em Petrópolis: Peter Brian Medawar (1915-1987). Filho de pai libanês e mãe britânica emigrou do Brasil ainda criança. Naturalizado britânico foi estudar no Marlborough College e, posteriormente no Magdalen College, da Universidade de Oxford.
Seguiu uma vida acadêmica exitosa que lhe rendeu, em 1960, o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, por estabelecer as bases da tolerância imunológica (criação do soro antilinfocitário). O estudo contribuiu no combate aos efeitos da rejeição em transplantes de órgãos. Em 1965, foi agraciado com o título de sir pela Rainha Elizabeth II, e um dos edifícios da universidade foi batizado com seu nome.
CCSQ
O CCSQ foi inaugurado em abril de 2023 dedicado exclusivamente à promoção das artes em suas múltiplas linguagens, gastronomia, entretenimento e preservação da memória. O local passou por mudanças e ganhou uma programação regular de shows, artes cênicas e atividades literárias e audiovisuais com temática que dialoga sempre com uma grande exposição, que ocupa os diversos salões do palácio.
O Centro Cultural Sesc Quitandinha é um projeto grandioso, que nos enche de orgulho e reafirma a nossa crença na força da cultura como ferramenta essencial para a transformação da sociedade, moldando os nossos valores, hábitos e costumes, desenvolvendo o pensamento crítico e fortalecendo a nossa identidade e o senso de pertencimento. É a cultura que nos faz entender quem somos e o nosso lugar no mundo. É a cultura que nos faz evoluir, disse o presidente do Sesc RJ e da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Veja também: