Edição anterior (3752):
quarta-feira, 29 de janeiro de 2025


Capa 3752

Lancheira saudável: dicas para os pais planejarem a alimentação dos filhos na volta às aulas

Foto: Freepik
Foto: Freepik


Bruna Nazareth

A volta às aulas está cada vez mais próxima, trazendo de volta a rotina dos estudos e a empolgação de reencontrar os amigos. São horas dedicadas ao aprendizado, com trocas de matérias e professores a cada aula. Mas, em meio a isso, há um momento especial que as crianças esperam com grande expectativa e animação, a hora do recreio. Momento em que podem saborear os seus lanches, trazidos de casa ou comprados na cantina, além de brincar e conversar livremente com os amigos.

Normalmente, esses lanches costumam ser compostos por alimentos industrializados, como biscoitos recheados, bolos, sucos de caixinha e, em alguns casos, refrigerantes, especialmente quando consomem refeições nas cantinas das escolas, que geralmente oferecem também salgados fritos ou assados, o que não é nada nutritivo.

A alimentação saudável tem um impacto positivo no desempenho infantil, pois esta  favorece na concentração, na memória e na disposição. Por isso, é fundamental que os pais ofereçam opções nutritivas e saudáveis para seus filhos, incluindo adolescentes, mesmo que estes prefiram os alimentos oferecidos nas cantinas.

Dentro desse contexto, a nutricionista infantil e terapeuta alimentar, Priscila Leite, compartilha que os alimentos essenciais para uma lancheira nutritiva requer vitaminas e fibras, que  são de suma importância para a saúde infantil. Esses nutrientes são encontrados nos grupos das frutas, verduras e legumes.

“No caso das frutas é possível colocá-las in Natura dentro da lancheira da criança, desde que seja previamente higienizada. Já as verduras e legumes podem parecer mais difíceis, porém com adequações de receitas podemos enviar muito mais saúde na lancheira dos nossos filhos. As frutas podem ser transformadas em bolinhos, biscoitos, cookies, assim como os legumes que podem ser transformados em mini panquecas, pãezinhos entre outros. Como não pode faltar uma fonte de proteína, podemos utilizar ovinhos de codorna, pastinha de frango ou até mesmo uma salsicha caseira a base de carnes de verdade, cenoura e beterraba”

Como montar uma lancheira saudável?

Para montar uma lancheira saudável, é fundamental que os responsáveis incluam alimentos ricos em nutrientes na rotina alimentar da família em casa. Dessa forma, a criança já estará familiarizada com os alimentos, facilitando no consumo na escola, o que também poderá inspirar seus colegas com a ideia de comidas saudáveis.

Para ajudar os pais, a especialista sugere alguns exemplos de comidas ricas em nutrientes que podem ser incluídos nas lancheiras, como:

- Proteínas: Pipoca de carne moída, enroladinho de aveioca recheado com frango desfiado, mortadela fake e iogurte de chia com caldinha de frutas batidas.

- Pães: Focaccia de beterraba, semelhante a massa de pizza, pãozinho de frigideira a base de aveia e pãozinho de coco.

- Bolos: Torta de maçã de frigideira, sendo a base feita de aveia, panqueca de banana e abóbora fit.

- Biscoitos: Abóbora com coco, banana, tipo “Oreo” sendo a base com aveia, polvilho falso a base de mandioca e biscoito de maçã.

- Snacks: Grão de bico assado, pastelzinho de batata doce, bolinha de abóbora com frango e salgadinhos caseiros à base de tapioca.

Como tornar os alimentos atraentes?

Para os pequenos, muitas vezes o aspecto dos alimentos não agrada aos olhos, o que pode fazer com que não queiram experimentá-los. Sendo assim, os pais podem apostar em estratégias criativas para tornar os alimentos mais atraentes.

“Quando seu filho te pede algo no mercado, geralmente ele traz aquele produto que tem um personagem, uma história, uma propaganda. Só dizer que é saudável não é o suficiente para convencer uma criança a comer determinado alimento. Utilizar o lúdico é super útil neste momento, já vi uma ideia de colar adesivos nas frutas, que foram disputadissimas devido a preferência das crianças por determinados personagens. Trazer uma história que envolve o alimento de forma positiva, engraçada e respeitosa é a melhor forma de aproximar a criança do alimento. Um ponto muito importante é o exemplo” sugere a nutricionista.

Dicas de receitas

Para ajudar, a nutricionista compartilhou duas receitas de lanches saudáveis para os pequenos desfrutarem na escola.

Pãozinho de coco

Ingredientes:

- 1 ovo

- 3 colheres de sopa de coco ralado

- ½ colher de sopa de fermento químico

- 1 colher de sopa de leite em pó

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes, adicione em uma caneca untada com óleo de coco e leve a Airfryer por 15 minutos a 160° graus.

Patê de cenoura (para sanduíches)

Ingredientes:

- 2 cenouras bem cozidas

- 1 dente de alho sem o miolo

- 1/4 xícara de azeite de oliva extra virgem

- 2 colheres de sopa de requeijão

- Sal a gosto

- Orégano a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe muito bem as cenouras, corte em rodelas e leve para uma assadeira com o azeite, alho e temperos. Deixe por 30 minutos a 200 graus. Após esfriar, leve para o liquidificador ou processador com o requeijão e depois sirva com torradas ou pão.

Edição anterior (3752):
quarta-feira, 29 de janeiro de 2025


Capa 3752

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral