Edital prevê mais de R$8,8 bilhões em investimentos
Em leilão realizado na tarde desta quarta-feira (30), o Consórcio Nova Estrada Real venceu a disputa pela concessão da BR-040/495/MG/RJ, rodovia que liga Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ), em um trecho de 218,9 quilômetros. Representado pela corretora Nova Futura, o consórcio apresentou a melhor proposta, com um desconto de 14% sobre a tarifa básica de pedágio. Também participaram da concorrência as empresas EPR Participações S.A., que ofereceu 3,08% de desconto, e SACYR Concessões e Participações do Brasil, com 1%.
O resultado marca um passo importante para a modernização e melhoria da infraestrutura viária da região.
Entenda:
A Concer (Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio), atual concessionária responsável pela via, informou que não pode participar da licitação, por ser uma empresa de propósito específico.
De acordo com a Agência, o projeto prevê mais de R$8,8 bilhões em investimentos. O edital prevê “obras de infraestrutura e a prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoramento, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação da capacidade do sistema rodoviário composto pelas rodovias”, conforme divulgado pela ANTT.
Em relação à finalização da Subida da Serra de Petrópolis, estão previstas três faixas de tráfego por sentido e finalização de três túneis, incluindo um com 4,618 km de extensão. A conclusão deverá ser entregue até o sexto ano de contrato.
O critério para escolha da concessionária será o maior desconto sobre a tarifa de pedágio prevista em edital. O abatimento máximo permitido sem a necessidade de depósito adicional é de 18%. Propostas com desconto superior a esse percentual exigirão aporte financeiro proporcional, garantindo a execução integral das obras previstas.
A nova concessão da BR-040 prevê investimentos significativos para a modernização da rodovia. Dentre as principais obrigações da concessionária vencedora, destacam-se:
A nova concessão busca corrigir deficiências estruturais da concessão anterior. Dentre os trechos críticos que demandam atenção imediata, destacam-se:
Outros destaques:
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