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quarta-feira, 30 de abril de 2025


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Consórcio Nova Estrada Real adquire concessão da BR-040/495

Edital prevê mais de R$8,8 bilhões em investimentos

Foto: Diário de Petrópolis
Foto: Diário de Petrópolis

Em leilão realizado na tarde desta quarta-feira (30), o Consórcio Nova Estrada Real venceu a disputa pela concessão da BR-040/495/MG/RJ, rodovia que liga Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ), em um trecho de 218,9 quilômetros. Representado pela corretora Nova Futura, o consórcio apresentou a melhor proposta, com um desconto de 14% sobre a tarifa básica de pedágio. Também participaram da concorrência as empresas EPR Participações S.A., que ofereceu 3,08% de desconto, e SACYR Concessões e Participações do Brasil, com 1%.

O resultado marca um passo importante para a modernização e melhoria da infraestrutura viária da região.

Entenda:

A Concer (Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio), atual concessionária responsável pela via, informou que não pode participar da licitação, por ser uma empresa de propósito específico.

De acordo com a Agência, o projeto prevê mais de R$8,8 bilhões em investimentos. O edital prevê “obras de infraestrutura e a prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoramento, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação da capacidade do sistema rodoviário composto pelas rodovias”, conforme divulgado pela ANTT.

Em relação à finalização da Subida da Serra de Petrópolis, estão previstas três faixas de tráfego por sentido e finalização de três túneis, incluindo um com 4,618 km de extensão. A conclusão deverá ser entregue até o sexto ano de contrato.

O critério para escolha da concessionária será o maior desconto sobre a tarifa de pedágio prevista em edital. O abatimento máximo permitido sem a necessidade de depósito adicional é de 18%. Propostas com desconto superior a esse percentual exigirão aporte financeiro proporcional, garantindo a execução integral das obras previstas.

A nova concessão da BR-040 prevê investimentos significativos para a modernização da rodovia. Dentre as principais obrigações da concessionária vencedora, destacam-se:

  • Extensão da concessão: Aproximadamente 180 km entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ);
  • Prazo da concessão: 30 anos;
  • Investimento total estimado: R$ 11,3 bilhões ao longo do período concessão;
  • Obras de melhoria e expansão: Construção de novos trechos, ampliação de faixas de rolamento e melhorias em interseções.

A nova concessão busca corrigir deficiências estruturais da concessão anterior. Dentre os trechos críticos que demandam atenção imediata, destacam-se:

  • Nova Subida da Serra de Petrópolis: Principal obra prevista, já iniciada na concessão anterior e paralisada.  CAPEX previsto de cerca de R$ 1,5 bilhão;
  • Manutenção e recuperação da pavimentação: Intervenções necessárias para garantir segurança e fluidez;
  • Novos dispositivos de segurança: Modernização da sinalização, instalação de radares e monitoramento remoto.

Outros destaques:

  • Implantação do sistema de Free Flow na Baixada Fluminense: maior justiça tarifária para os usuários da rodovia;
  • Desconto para usuário frequente (DUF) e para pagamento por tag;
  • Implantação de Wi-fi na rodovia.
Foto: Reprodução site ANTT
Foto: Reprodução site ANTT

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