Edição anterior (3846):
sábado, 26 de abril de 2025


Capa 3846

Léo França busca investimentos para proteger vidas e reduzir os impactos de desastres naturais

Foto: Divulgação CMP
Foto: Divulgação CMP


Com a experiência marcada por um dos momentos mais difíceis da história de Petrópolis, o vereador Léo França tem se dedicado a buscar soluções eficazes  para enfrentar os efeitos das chuvas intensas que atingem Petrópolis e outras cidades no estado do Rio. Além de trabalhar para garantir recursos específicos para Petrópolis, Léo também articula para que os demais municípios do estado, que sofrem com desastres semelhantes, tenham acesso aos investimentos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM). Seu compromisso é ampliar programas de prevenção, segurança e proteção ambiental, assegurando que ações eficazes como as que propõe para Petrópolis sejam levadas a outras regiões, reduzindo riscos e protegendo vidas.

À frente da COMDEP durante as chuvas de 2022, Léo França viveu de perto um dos momentos mais críticos de Petrópolis. Atuando diretamente na linha de frente da resposta emergencial, coordenou ações urgentes para desobstruir ruas e restabelecer, em poucas horas, os acessos necessários aos veículos de resgate e urgência. Foram mais de 1.500 casas limpas, e toneladas de detritos removidos.

A experiência marcou Léo França, que passou a defender ainda mais a importância de agir de forma preventiva, investindo em planejamento e proteção da população.

“Viver aquilo de perto, ver o sofrimento das famílias e a mobilização para salvar vidas, me transformou como pessoa e como agente público. Precisamos estar preparados antes. Não dá mais para aceitar que a resposta só venha depois da dor”, afirmou.

Desde então, Léo França tem se empenhado na busca de soluções permanentes para reduzir os impactos dos desastres naturais. Articulando com diferentes esferas de governo, Léo concentra seus esforços na busca por recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM), cuja legislação permite repasses para projetos de preservação ambiental e prevenção de riscos em municípios do estado.

Principais propostas

Entre as propostas lideradas por ele está a criação de um Programa de Microdrenagem, voltado à implementação contínua de sistemas que evitem alagamentos e garantam mais segurança para a população. Outra frente de atuação é a capacitação de agentes de saúde para o fortalecimento da coleta seletiva, atrelada a ações de educação ambiental e conscientização popular.

O reflorestamento também é outro ponto importante, com o plantio de espécies nativas em encostas vulneráveis, medida essencial para conter deslizamentos e preservar vidas.

Além disso, Léo França está trabalhando em parcerias para o desenvolvimento de um Aplicativo Estadual de Defesa Civil Participativa, que permitirá à população receber alertas em tempo real, relatar riscos por geolocalização, simular planos de evacuação e acessar informações de emergência via chatbot. A proposta inclui a criação de campanhas educativas e estruturação de conectividade para ampliar o alcance do app.

Léo reforça que sua atuação reflete a urgência de um novo olhar sobre as cidades que sofrem com a força da natureza. “Quando a gente vivencia de perto a dor de uma cidade destruída, entende que a prevenção não pode mais ser um discurso. Tem que virar prioridade”, afirma Léo França.

Edição anterior (3846):
sábado, 26 de abril de 2025


Capa 3846

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral