No Dia Internacional da Língua de Sinais, instituição amplia acessibilidade para segurados e destaca a dedicação de servidores surdos como exemplos de inspiração e comprometimento com a inclusão social
Língua de Sinais é uma ferramenta fundamental para a inclusão social de pessoas surdas. No Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), essa realidade é reconhecida e vivenciada todos os dias, já que além dos segurados, parte dos próprios servidores também possui deficiência auditiva ou na fala. Suas experiências enriquecem o atendimento à população e reforçam o compromisso da instituição com a acessibilidade, especialmente durante o Setembro Azul e, principalmente, neste dia 23, quando se celebra o Dia Internacional da Língua de Sinais.
Histórias de dedicação, como a de Darlan Silva de Oliveira, gerente da Agência da Previdência Social do Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (CIAD), no Rio de Janeiro, ilustram esse compromisso. Surdo desde os seis meses de idade, ele superou inúmeros desafios e hoje é referência no atendimento especializado. “Ao longo da minha jornada, venho me empenhando para conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão e da acessibilidade para a comunidade surda. Acredito que todos merecemos as mesmas oportunidades de comunicação, respeito e crescimento.”
Darlan ingressou no INSS em fevereiro de 2007, na mesma agência, e se tornou gerente em 2019. É oralizado, faz leitura labial e está também capacitado para atender pessoas sem deficiência. “Defendo que Libras e outras formas de comunicação acessíveis estejam cada vez mais presentes em todos os espaços da sociedade, inclusive no mercado de trabalho. Essa presença é fundamental para reduzir barreiras, combater a discriminação e mostrar que somos todos capazes de realizar tudo o que desejamos quando temos igualdade de condições. Que a inclusão seja sempre vista não como um favor, mas como um direito e um compromisso coletivo para construir um futuro mais justo e acessível a todos”, ressaltou Darlan.
Comunicação acessível
Além do acolhimento realizado por Darlan na agência CIAD, no Rio de Janeiro, o INSS também oferece a possibilidade de agendar atendimento em Libras em outros locais do país. Por meio do projeto-piloto da Central de Atendimento em Libras (CAL), pessoas com deficiência auditiva de todo o Brasil podem ser atendidas virtualmente, sem sair de casa. O agendamento pode ser feito pelo Meu INSS, pela Central 135, com apoio de uma pessoa de confiança ou diretamente na agência.
Com infraestrutura tecnológica e de pessoal para receber pessoas surdas, as agências CIAD (RJ), Niterói (RJ), Maceió (AL), Arapiraca (AL) e SP Centro (SP) disponibilizam vagas para o atendimento remoto em Libras. Nesse caso, a pessoa vai até a agência na data e horário combinados e, lá, é atendida por videoconferência. A Central de Atendimento em Libras do INSS também possibilita atendimento presencial, inclusive sem agendamento, nas agências de Sorocaba (SP), Gama (DF) e Maringá (PR).
Além dos serviços presenciais e virtuais, o site do INSS e o aplicativo Meu INSS contam com o suporte VLibras, um conjunto de ferramentas que adapta o conteúdo original para a Língua Brasileira de Sinais, facilitando o processo de agendamento do segurado.
Mais do que celebrar o Setembro Azul, mês de conscientização sobre a cultura e a comunidade surda, o INSS acredita em iniciativas que ampliam o acesso e consolidam a inclusão em seus serviços.
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