Edição anterior (3967):
terça-feira, 12 de agosto de 2025


Capa 3967

Linha de crédito do Sebrae ajudará micro e pequenas empresas afetadas pelo tarifaço

Serão utilizados recursos do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe)

Foto: Freepik
Foto: Freepik


Larissa Martins

Após entrar em vigor na última quarta-feira (6) a tarifa de 50% sobre produtos do Brasil, aplicada pelos Estados Unidos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciou recentemente a criação de uma linha de crédito emergencial, que poderá alcançar até R$ 30 bilhões de financiamentos, com objetivo de amenizar os impactos que as pequenas e micro empresas, que exportam para os EUA sofrerão.

Segundo o coordenador de Capitalização e  Serviços Financeiros do Sebrae Rio, Marcos Mendes, os recursos mencionados envolvem a utilização do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) como instrumento para ampliar o acesso ao crédito junto às instituições financeiras que já operam com o fundo.

“O Fampe funciona como garantia complementar para MEI, micro e pequenas empresas que, muitas vezes, têm dificuldade em acessar crédito por falta de garantias reais. Este fundo garantidor de crédito também poderá ser usado pelos pequenos negócios impactados pelas medidas comerciais anunciadas recentemente pelos Estados Unidos”, explica.

Como funciona essa linha de crédito?

O modelo é operado em parceria com instituições financeiras públicas e privadas sobretudo para aquelas empresas que não possuem garantias reais suficientes para acessar o sistema bancário tradicional. No Estado do Rio de Janeiro as instituições operadoras do Fundo de Aval são: Agerio, Sicoob, Sicredi e o Bradesco (via BNDES).

O crédito será disponibilizado exclusivamente por meio de bancos parceiros, com os quais o Sebrae já mantém relacionamento institucional, O Sebrae não interfere no processo e critérios de elegibilidade, ficando a cargo da Instituição Financeira.

“O aporte do Sebrae ao FAMPE será ampliado, possibilitando alavancagem do crédito junto aos bancos parceiros e mitigando o risco das operações. O objetivo é aumentar a capilaridade e a agilidade na liberação dos recursos. A linha de crédito é destinada a micro e pequenas empresas (faturamento anual de até R$ 4,8 milhões) e serão priorizadas aquelas afetadas direta ou indiretamente pelo aumento das tarifas americanas”, ressalta Marcos.

Isso inclui:

Exportadoras ou empresas inseridas em cadeias produtivas voltadas à exportação;

Negócios dos setores industriais mais atingidos, como aço, alumínio, químicos e manufaturados;

Empresas que atuam em regiões com forte vocação exportadora ou que tenham vínculos com fornecedores impactados.

Contudo, não se restringe apenas às exportadoras diretas. O Sebrae está atento à complexidade das cadeias produtivas e ao efeito sistêmico que o tarifaço pode causar.

Condições dos empréstimos

As condições específicas estão em fase final de definição com os parceiros financeiros, mas os principais parâmetros em discussão incluem:

Taxas de juros abaixo das praticadas no mercado tradicional, com o apoio do Sebrae;

Prazos estendidos para pagamento, podendo chegar a até 60 meses, conforme o perfil da operação;

Período de carência de até 12 meses, para permitir fôlego financeiro às empresas no curto prazo.

Compromisso do Sebrae

O Sebrae reforça seu compromisso com a defesa dos pequenos negócios brasileiros.

“Essa linha de crédito é parte de um conjunto de ações que o Sebrae está adotando para preservar empregos, renda e a continuidade de milhares de empresas em todo o país”, afirma o coordenador.

Além disso, o Sebrae possui ferramentas gratuitas de gestão financeira como a Planejadora Sebrae e consultorias gratuitas de acesso ao crédito via programa Agente de Crédito e Finanças, procure o Sebrae mais próximo de você ou acesse Click Finanças: https://sites.rj.sebrae.com.br/clickfinancas .

Edição anterior (3967):
terça-feira, 12 de agosto de 2025


Capa 3967

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral