Edição anterior (3942):
terça-feira, 22 de julho de 2025


Capa 3942

Liniker, Jota Quest, Samuel Rosa, Frejat, Marina Sena, Vanessa da Mata e Fresno se apresentam no Parque de Itaipava no fim de semana

Evento reafirma sua posição como um dos mais importantes festivais multilinguagem do país, com mais de 700 horas de programação

Divulgação Sesc
Divulgação Sesc

Nos dias 26 e 27 de julho, o Parque de Exposições de Itaipava, em Petrópolis, na Região Serrana, recebe mais uma vez o Festival Sesc de Inverno, um dos mais importantes eventos multilinguagem do país. Nesta 23ª edição, o Sesc RJ promove mais de 700 horas de programação artística em 25 localidades do estado do Rio de Janeiro, com mais de 200 atividades em diversas linguagens e mais de mil artistas envolvidos. A maior parte da programação é gratuita mais de 95% , e as atrações pagas terão preços populares.

Pelo palco do Parque de Exposições de Itaipava vão passar grandes nomes da música brasileira em uma programação totalmente gratuita. No dia 26/07, se apresentam Emmanuel Fialho (às 16h), o cantor e compositor levará ao público a mistura do reggae autoral com o jazz e a MPB; Samuel Rosa (às 17h), com o show “Samuel Rosa Tour”, com músicas do álbum novo, como o primeiro single lançado “Segue o Jogo”, e composições próprias lançadas durante os últimos 30 anos de carreira; Frejat (às 19h), um dos ícones do rock brasileiro apresenta um espetáculo que celebra sua trajetória musical, marcada por sucessos tanto à frente do Barão Vermelho quanto em sua carreira solo, com clássicos como "Amor Pra Recomeçar", "Segredos", "Por Você", "Exagerado" e "Bete Balanço"; Fresno (às 21h), com 25 anos de carreira, o trio segue se reinventando sonoramente com composições atuais e lançou em 2024 o disco ""Eu nunca fui embora", que conta com participações de Pabllo Vittar, NX Zero e Dead Fish; e Jota Quest (às 22h30), que celebra quase três décadas de canções após concluir sua bem-sucedida turnê de aniversário “JOTA25”, com um grande show que passeia por todas as fases da carreira com sucessos como “Dias Melhores”, “Fácil”, “Só Hoje”, “Encontrar Alguém” e “Amor Maior”.

Já no dia 27/07, será a vez de Mayara Ferreira (às 16h), com um show vibrante que celebra a força e a ancestralidade da música brasileira, onde o público é conduzido por um passeio pelo universo do samba em suas mais diversas vertentes; Marina Sena (às 17h), com sua nova turnê "Coisas Naturais", que traz 13 faixas inéditas, incluindo o single “Numa Ilha”; Vanessa da Mata (às 19h), a cantora e compositora promete levantar o público ao som de grandes sucessos, como “Não Me Deixe Só”, “Boa Sorte/Good Luck” e “Baú”; e Liniker (às 21h), que apresenta seu mais recente trabalho, o premiado álbum “CAJU”, com relatos extremamente pessoais apoiados em uma surpreendente mistura de estilos que vai do pop, samba, jazz e house ao pagode, arrocha, disco e reggae.

Antes das apresentações iniciais, muita música com a DJ Yule (26 e 27/07, às 16h), que recentemente foi convidada a integrar o seleto line up do Rock The Mountain, onde mais de cem mulheres marcaram a história da música brasileira, e apresenta seleções que englobam edits, remixes e mashups, e convida o público a redescobrir clássicos de uma forma envolvente e divertida. A entrada para todos os shows é gratuita, mas o Sesc sugere a doação de 1kg de alimento não perecível, revertido ao programa Mesa Brasil Sesc RJ.

Ainda nos dias 26 e 27/07, os visitantes poderão conferir as instalações “Canta Forte/Alto”, “Agoniza mas não morre”, “Minha Missão” e “Divino Maravilhoso”, de Felippe Moraes, que apresenta neons da série “Samba Exaltação”, inspirados em canções que recorrem à popularidade de suas melodias associadas aos seus versos e inscritos no inconsciente coletivo; “Pula Vai de Gu da Cei”, uma obra interativa e inflável, com proposta lúdica, onde o artista convoca o público a pensar sobre os seus movimentos na cidade; e “Bandeira KilomboAldeya”, de Matheus Ribs, uma obra instalativa que revisita a bandeira brasileira a partir de simbologias afro-indígenas, evocando a resistência e a união entre quilombos e aldeias como territórios de luta e pertencimento.

E o público também poderá participar da ação literária “Escuto histórias, escrevo poemas”, com o grupo ITHZ, uma intervenção artística que já passou por diversos lugares no Brasil com a proposta de escutar histórias e transformá-las em poemas, ali, na mesma hora, e entregar a poesia para a pessoa como se ela fosse a materialização artística de uma memória.

A 23ª edição do festival propõe uma reflexão a partir do tema “Nosso Lugar”, que parte da ideia de que a terra não é algo a ser possuído, mas sim um lugar ao qual se pertence. Dentro deste conceito, o território é um espaço onde a relação com a terra vai além da posse, tornando-se uma conexão profunda, simbólica, acolhedora e, sobretudo, afetiva.

Por meio das mais de setecentas horas de programação cultural, essa abordagem amplia o debate para além da ecologia dos territórios, no sentido geográfico, explorando a ecologia que permeia o fazer artístico, os territórios afetivos e artístico-culturais.

A programação contempla música, teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais, espalhando cultura em 25 localidades: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Valença, Campos dos Goytacazes, Búzios, Maricá, Itaipava (Petrópolis), Sana (Macaé), Cabo Frio, Rio das Ostras, Penedo, Magé, Vassouras, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Porciúncula, Silva Jardim, Tanguá, Grussaí (São João da Barra), Raposo (Itaperuna), Barra de São João (Casimiro de Abreu), Varre-Sai e Miguel Pereira.

“O Festival Sesc de Inverno 2025 representa o nosso compromisso com o fomento à cultura e ao turismo, vetores fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro. Vamos levar mais de 700 horas de programação a 25 localidades, fortalecendo o comércio, os serviços, a gastronomia e a rede hoteleira especialmente em cidades fora do eixo dos grandes eventos culturais gerando emprego, renda e visibilidade para as diferentes regiões. Esse caráter diverso, tanto geográfico, como social, está implícito no tema deste ano ‘Nosso Lugar’ , que pretende valorizar a conexão das pessoas com seu território, memória e identidade local", explica o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

"Por mais um ano o Sesc RJ fortalece a cultura do nosso país proporcionando uma programação diversificada e acessível para toda a população. É uma ótima oportunidade para os petropolitanos que aproveitam e muito todos os anos os shows e atividades do Festival Sesc de Inverno. Além disso, a iniciativa fortalece a economia de todo o município graças ao aumento significativo no número de turistas que aproveitam para prestigiar o comércio e os setores de serviço, hotelaria e gastronomia da nossa cidade. Obrigado, Sesc RJ e Fecomércio, por mais um festival de inverno que será um sucesso", afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

O Festival Sesc de Inverno é uma realização do Sesc RJ com apoio dos sindicatos do comércio varejista e das prefeituras municipais. A programação completa pode ser conferida no site: https://www.festivalsescdeinverno.com.br/ .

Sustentabilidade

Para promover a educação ambiental, nos dias 26 e 27/07, no Parque de Exposições de Itaipava, o Sesc RJ disponibilizará a Retorna Machine, máquina de recebimento de recicláveis, idealizada pelo Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), onde o montante de resíduos recicláveis ganha destinação sustentável e deixa de ir para os aterros sanitários. Após isso, é recolhido e encaminhado gratuitamente às cooperativas de catadores, com o objetivo de que sejam comercializados com a indústria da reciclagem, reafirmando o compromisso social do Sistema Fecomércio RJ com os trabalhadores.

Mesa Brasil Sesc RJ

Nos dias 26 e 27 de julho, uma equipe do Mesa Brasil Sesc RJ estará no Parque de Exposições de Itaipava para arrecadar alimentos. Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ recebe alimentos não-perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte a mais de 1.300 instituições do estado, que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de intermediar a doação, o programa orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos. Saiba mais em www.sescrio.org.br/mesa-brasil .

Serviço:

23º Festival Sesc de Inverno Itaipava

Dias 26 e 27 de julho de 2025

Parque de Exposições de Itaipava: Estrada União e Indústria, 10.000, Itaipava, Petrópolis/ RJ.

Grátis

26/07
Samuel Rosa
Frejat
Fresno
Jota Quest

27/07
Marina Sena
Vanessa da Mata
Liniker

Edição anterior (3942):
terça-feira, 22 de julho de 2025


Capa 3942

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral