Edição anterior (3642):
domingo, 20 de outubro de 2024


Capa 3642

LNCC formaliza esta semana cooperação com chineses

Parceria será para pesquisas em bioinformática e ciências de dados aplicados à saúde e biologia

Reprodução
Reprodução


Rômulo Barroso - especial para o Diário

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) vai formalizar, nesta quinta-feira (24/10), uma parceria com o Centro Nacional de Bioinformação da China (CNCB). O acordo prevê cooperação entre as duas instituições na área de Bioinformática e Big Data em Ciências da Vida, "fortalecendo a colaboração internacional já existente em projetos de ponta". Por parte da instituição brasileira, a parceria será realizada por meio do Laboratório de Bioinformática (LABINFO).

"Essa parceria promete fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias entre Brasil e China, promovendo avanços significativos no campo da bioinformática e da ciência dos dados aplicados à saúde e à biologia", informa o LNCC.

A assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) vai ocorrer em um evento com presença do diretor do LNCC, Fabio Borges de Oliveira, da coordenadora do LABINFO, Ana Tereza Vasconcelos, e do diretor do Centro Nacional de Bioinformação da China (CNCB), Dr. Yungui Yang. Após a formalização do acordo, o representante chinês fará uma palestra para o público interno do LNCC com o tema "Introdução ao Centro Nacional de Bioinformação da China e discussões sobre cooperação na área de Big Data em dados biológicos e médicos" e também fará uma visita para conhecer a estrutura do supercomputador Santos Dumont e a Unidade Genômica Computacional.

O LNCC destaca que Yang "é reconhecido por suas contribuições no estudo de metilação do RNA e foi eleito membro da Academia Europaea (MAE), uma organização científica não governamental europeia, em 2020. Este ano, ele passou a ocupar a posição de Diretor do Centro Nacional de Bioinformação da China, um dos maiores centros globais em sua área". A instituição ressalta também que a visita dele ao Laboratório Nacional de Computação Científica "reforça a importância de parcerias internacionais para o avanço da ciência e inovação em genômica e Bioinformática".

LABINFO
Pelo lado brasileiro, a cooperação com chineses será realizada por meio do Laboratório de Bioinformática (LABINFO). Essa unidade desenvolve pesquisas em Bioinformática e Biologia Computacional utilizando toda a infraestrutura de processamento do LNCC, o que inclui o supercomputdor Santos Dumont.

O LABINFO promove estudos na área de saúde humana, animal, vegetal e em aplicações biotecnológicas. Esta unidade foi responsável, por exemplo, pelo sequenciamento e análise de genoma do vírus e de amostras de pacientes infectados pela covid-19 em 2020.

Ele está associado à Unidade de Genomica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGCDFA), um centro de excelência e de referência nacional em sequenciamento de nova geração.

Ampliação
Essa nova parceria com os chineses ocorre em um momento em que o LNCC está trabalhando para ampliação da capacidade de processamento de dados do supercomputador Santos Dumont. No início do mês, equipes do Laboratório visitaram as instalações da empresa Eviden, na cidade Angers, na França, onde fizeram o Teste de Aceitação Final (FAT) dos novos equipamentos que vão complementar a estrutura que existe desde 2015 em Petrópolis.

Esse novo sistema foi financiado pela Petrobras e será utilizado para pesquisas nas área de óleo e gás em parceria com instituições de ciência e tecnologia brasileiras, mas vai atender também a comunidade científica nacional através das chamadas públicas feitas anualmente. A chamada deste ano, por exemplo, está aberta e as propostas podem ser apresentadas pelo site: https://sdumont.lncc.br/call.php .

Edição anterior (3642):
domingo, 20 de outubro de 2024


Capa 3642

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral