O diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Fábio Borges, integrou a comitiva de representantes de unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI, liderada pela ministra Luciana Santos, em audiência na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, 5 de novembro. O evento fez parte da "Agenda pela Ciência".
Em sua fala, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou o caráter decisivo da união política na defesa da ciência para o futuro do país e defendeu a necessidade premente de se ampliar o orçamento para a área. "Precisamos garantir previsibilidade e continuidade às ações que sustentam a política científica brasileira", afirmou a ministra.
Um ponto importante levantado pela ministra foi o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Embora tenha celebrado sua liberação integral a partir de 2023, resultado de forte articulação do Governo Federal, ela apontou uma "contradição estrutural". A lei que rege o FNDCT impede que seus recursos sejam utilizados para custeio despesas essenciais para o funcionamento cotidiano de instituições de pesquisa.
A ministra defendeu a recomposição do orçamento discricionário do MCTI entre R$700 milhões e R$1 bilhão. Ela reforçou que "ciência não é gasto, é investimento" e lembrou que "a defesa da ciência também passa pela defesa do orçamento".
Fábio Borges, diretor do LNCC, ressaltou a importância do encontro como uma demonstração de união na defesa da ciência. "Foi ótimo ver a audiência cheia. Contamos com a participação da ministra, de dirigentes de unidades de pesquisa, cientistas, políticos e outros membros da sociedade. Isso demonstra a importância da ciência como política de Estado", declarou.
A sessão reuniu os deputados Vitor Lippi, Maria do Rosário, Rodrigo Rollemberg, Ricardo Galvão, André Figueiredo, Zacarias Calil, David Soares, Airton Faleiro, Jandira Feghali, Daniel Almeida, Enfermeira Rejane, Reimont, Márcio Jerry, Ricardo Abrahão, além da senadora Leila do Vôlei.
Acompanharam a ministra Luciana Santos, dirigentes de diferentes órgãos e entidades vinculadas ao MCTI, como LNCC, MASP, CBPF, ICT Renato Archer, Cetem, INMA, IBICT, Cemaden, LNA, RNP, CEITEC, CGEE e outras. Também estavam presentes, do MCTI, o secretário-executivo, Luis Fernandes; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), Daniel de Almeida Filho; e o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), Inácio Arruda, reforçando a articulação entre Governo do Brasil, Parlamento e comunidade científica.
Veja também: