Rômulo Barroso - especial para o Diário
Aprender a lidar com os problemas de saúde mental é um dos grandes desafios da humanidade nos tempos atuais. Identificar os sintomas é fundamental para conseguir buscar os caminhos mais adequados para supera-los. Na próxima segunda-feira (08/07), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) vai promover um seminário para debater formas detecção de sintomas de depressão através das mídias sociais.
O palestrante é o professor pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Silas Pereira. O evento é aberto para o público geral e ocorre a partir das 14h, no Auditório B da instituição, e também pode ser acompanhado pela internet, pelo canal do LNCC no Youtube ou pela plataforma Zoom. As inscrições estão disponíveis pelo link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_42s2PTgHSuiiokqgVfuyXA#/registration .
Durante o seminário, será apresentado um método inovador que faz análise de conteúdo gerado nas redes sociais, utilizando métricas LIWC (sigla em inglês para Investigação Linguística e Contagem de Palavras), para detectar sintomas de depressão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), esse é "um programa de análise de texto que categoriza palavras em categorias derivadas de gramática e psicologia".
A descrição do evento ressalta que "As redes sociais, onde muitos compartilham informações sobre saúde, podem ser úteis para expressar e buscar apoio para transtornos depressivos. Apresentamos um método para detectar sintomas de depressão através da análise de conteúdo gerado nas redes sociais. Validando as diferentes abordagens de classificação com profissionais de saúde, desenvolvemos um modelo de ensemble stacking para classificar postagens nas redes sociais, usando métricas LIWC, destacando sua funcionalidade e praticidade".
Veja também: