Um trecho da via ficará fechado por duas horas para a ação que faz parte da campanha de conscientização
Uma simulação de acidente, com trabalho de equipes de resgate, interditará a Rua do Imperador, das 9h às 11h, nesta quarta-feira (20/05) como parte da programação do Maio Amarelo, mês que chama a atenção para as ações de combate à violência no trânsito.
Agentes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) vão sinalizar o trecho do lado par da Rua do Imperador, em frente ao Obelisco. Os motoristas que desejem continuar seguindo pela Rua do Imperador, precisarão fazer um desvio, acessando primeiro a Rua da Imperatriz, na altura da Praça dos Expedicionários. Dali, seguem até a ponte em mão inglesa para fazer o retorno (em frente ao Museu Municipal), seguindo de volta pela Imperatriz, para acessar a Rua do Imperador e contornando a Praça Dom Pedro II.
“Até às 9h50, os motoristas que forem seguir da Rua da Imperatriz para a Paulo Barbosa, por exemplo, poderão fazer o acesso normalmente, contornando o Obelisco. Mas, a partir desse horário, esse acesso também será interditado. Assim, o motorista que quiser acessar o lado ímpar da Rua do Imperador vai precisar seguir pelo lado par e fazer o retorno já na altura do antigo fórum”, explica o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
Simulado de acidente
O simulado vai emular um cenário de colisão entre dois carros. Um deles, acessará o lado par da Rua do Imperador, vindo da Rua da Imperatriz, entrando na contramão. Essa manobra errada causará uma batida fictícia contra um carro que seguirá pela via no sentido correto. Ainda será simulada a batida de uma moto contra esses dois veículos e um pedestre ferido. Serão quatro vítimas, em diferentes estados de gravidade.
O Corpo de Bombeiros e Samu serão acionados normalmente, como se tratasse de um acidente real. Se deslocando da Avenida Barão do Rio Branco em direção à Rua do Imperador. Durante a ação, que também contará com agentes da Secretaria de Saúde, serão executados trabalhos de resgate à vítima presa às ferragens e toda a preparação e atendimento necessário para as demais vítimas do falso acidente.
Veja também: