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Mais Ciência na Escola: divulgado resultado preliminar

Chamada pública aplicará aproximadamente R$ 100 milhões na criação de mil laboratórios maker em escolas públicas. Foco são os anos finais do ensino fundamental em áreas de alta vulnerabilidade social

Foto: Geyson Magno/IFRN/MEC
Foto: Geyson Magno/IFRN/MEC

O Ministério da Educação (MEC); o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram o resultado preliminar da chamada pública do Programa Mais Ciência na Escola. A seleção aplicará aproximadamente R$ 100 milhões na criação de mil laboratórios maker em escolas públicas de todo o país. Eles são espaços de prototipagem e inovação, onde jovens podem dar vida a ideias e projetos. Serão priorizados os anos finais do ensino fundamental em áreas de vulnerabilidade social.

A chamada preliminar aprovou 27 propostas, uma para cada um dos 26 estados e para o Distrito Federal, apresentadas por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). Os projetos foram criados para a constituição de redes estaduais e de planos de atividades que promovam o letramento digital e a educação científica e tecnológica, com 10 mil bolsas para estudantes e mil bolsas para professores da educação básica.
Com execução do CNPq, a iniciativa busca disseminar o conhecimento científico e a educação digital nas escolas públicas do país, em diálogo com o Programa Escola em Tempo Integral. Os recursos da chamada têm origem no Programa Conecta e Capacita Brasil, uma das dez linhas de investimento definidas pelo Conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), no âmbito da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI e da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).

MaisCiêncianaEscolaOProgramaMaisCiêncianaEscolafoi instituído peloDecreto nº 12.049/2024. As diretrizes eosobjetivos doprogramaincluem o estímulo à educação científica e digital; a promoção da inclusão social; a valorização dos educadores; a equidade no acesso à educação; e o incentivo ao desenvolvimento sustentável.

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