Dirigir acima da velocidade permitida e estacionar em local proibido estão entre as principais condutas registradas pelas autoridades
Larissa Martins
O Anuário Estatístico do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) acende um alerta para os riscos no trânsito de Petrópolis. O município aparece com números significativos de infrações cometidas por motoristas em 2024, principalmente com automóveis (66 mil). A cidade ocupa o 9º maior número de infrações da Região Metropolitana e o 16° maior do estado, com 105,7 mil autuações.
Transitar em velocidade superior até 20% a máxima permitida, estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização e transitar em velocidade inferior a 50% a máxima permitida estão entre as principais infrações, com 54 mil, 20 mil e 5 mil, respectivamente. Os quilômetros 65, 74 e 80 da Rodovia Washington Luiz na BR-040 são os principais trechos onde ocorrem esses flagras, somando 41 mil autos.
Juntos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registraram 66 mil autuações. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) e o Detran RJ registraram 4,5 mil. Por fim, o município registrou 34 mil autuações.
Em relação à gravidade dos registros, o anuário destacou o seguinte: leve (0,19%), média (55,26%), grave (38,18%) e gravíssima (6,38%). Em 48% do total, os motoristas eram homens, em 23% eram mulheres e em 29% pessoas jurídicas.
Veja também: