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Mais de 130 mil petropolitanos estão inadimplentes

Em 12 meses, o número cresceu 7%, aponta Serasa

Foto: Reprodução
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Larissa Martins

Dados disponibilizados pela Serasa, empresa de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, mostram que a inadimplência atinge 130,5 mil pessoas em Petrópolis. O número refere-se ao mês de janeiro de 2025. Estão acumuladas 434 mil dívidas, que, somadas, totalizam R$ 686,5 milhões.

O valor pendente gerou um ticket médio de R$ 5.259,46 por inadimplente e R$ 1.579,35 por dívida dos petropolitanos. No entanto, cada pessoa pode ter mais de um débito em aberto. O número subiu 7% em 12 meses. Em janeiro de 2024, havia 121.922 pessoas endividadas.

Empresas negativadas

Além das pessoas físicas, muitas empresas também enfrentam dificuldades financeiras. O Estado do Rio de Janeiro registrou mais de 633 mil empresas inadimplentes em janeiro, atingindo 34,1% do total de negócios da região, com mais de R$ 13,4 bilhões em dívidas negativadas. O ticket médio de cada dívida atrasada no mês foi estimado em R$ 3.428,44, cuja soma ultrapassou a marca de R$ 13,4 bilhões, indicando uma média de 6,2 contas atrasadas por empresa.

Em âmbito nacional, o número de companhias inadimplentes chegou a 7,1 milhões, o maior valor já registrado desde o início da série histórica do indicador. Esse total representa 31,4% das empresas existentes no país. O valor das dívidas somadas alcançou R$ 154,9 bilhões, um aumento de R$ 4,3 bilhões em relação a dezembro de 2024. Em média, cada CNPJ teve cerca de 7,2 contas negativadas no período.

“O aumento da inadimplência pode ser atribuído à elevação das taxas de juros. Com juros mais altos, o custo do crédito para as empresas também sobe, tornando o financiamento mais caro e difícil de obter. Isso impacta diretamente a capacidade das companhias de gerenciar seu fluxo de caixa e cumprir suas obrigações financeiras. Além disso, a alta dos juros pode diminuir a demanda por produtos e serviços, já que consumidores e outras empresas também enfrentam custos de crédito mais elevados, resultando em menor receita para as companhias. Esse cenário cria um ciclo vicioso, no qual a dificuldade de acesso a crédito e a redução de receitas levam a um aumento na inadimplência, afetando negativamente a saúde financeira das empresas”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Líderes em endividamento

O setor de “Serviços” representa a maior parte das empresas com compromissos negativados (52,4%), seguido pelo “Comércio” (35,3%) e pela “Indústria” (8,0%). O grupo "Outros", que inclui o segmento financeiro e o terceiro setor, corresponde a 3,3%, enquanto o setor "Primário" soma 1,0%. Quanto ao setor das dívidas, a categoria “Serviços” concentra a maior parte (31,7%), seguida por “Bancos e Cartões” (20,5%).

Feirão

Para reduzir esses números, até 31 de março está sendo promovido o Feirão Serasa Limpa Nome. O mutirão nacional de combate à inadimplência conta com o apoio dos Correios, da Febraban e de mais 1.456 empresas que oferecem descontos de até 99%, parcelamento em até 72 vezes e a possibilidade de limpar o nome e aumentar a pontuação do Serasa Score na hora.

Os consumidores endividados no Rio de Janeiro podem consultar e negociar seus débitos gratuitamente em qualquer uma das 541 agências dos Correios. Sem qualquer cobrança de taxa, as dívidas podem ser visualizadas no guichê de atendimento. Basta que o titular apresente um documento oficial com foto para conferir as ofertas disponíveis, escolher quais contas deseja pagar e decidir entre quitar à vista ou parcelar conforme seu orçamento.

No país, há um total de 602 milhões de ofertas disponibilizadas por bancos, financeiras, empresas de telefonia e internet, lojas de varejo, faculdades e concessionárias de serviços básicos, como água, energia e gás. No Rio de Janeiro, há um total de 65 milhões de dívidas com percentuais de desconto concedidos especialmente para este Feirão.

“A rede humanizada e capilarizada dos Correios novamente está à disposição dos brasileiros que necessitam de um apoio mais próximo para esse serviço tão importante oferecido pela Serasa. Nossa equipe está treinada para ajudar os cidadãos que querem resolver suas pendências financeiras com um atendimento prático e rápido”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

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