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Mais de 14 mil petropolitanos já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional

A CIN reduz fraudes, melhora os cadastros administrativos e qualifica o acesso ao GOV.BR

Foto: Divulgação
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Larissa Martins

De acordo com a Diretoria de Identificação Civil do Departamento Estadual de Trânsito (Detran.RJ), já foram emitidas 14.117 vias da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Petrópolis. O novo documento começou a ser expedido no Rio de Janeiro no ano passado. Já são 1.503.708 CINs emitidas no estado.

Brasil

A CIN reduz as fraudes, melhora os cadastros administrativos e qualifica o acesso a serviços públicos digitais, pois possibilita um acesso mais seguro (conta Ouro) aos mais de 4.500 serviços digitais disponíveis no GOV.BR . No futuro, os serviços poderão, inclusive, ser ofertados de forma automatizada. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (16/12) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a CIN já está nas mãos de mais de 17 milhões de brasileiros.

Solicitação

Uma das principais inovações da CIN é o seu padrão nacional e número único, que é o CPF. Todas as pessoas têm até 2032 para fazer a troca do seu documento pela nova identidade, sendo a primeira via gratuita para todos. Atualmente, a CIN é emitida em todos os estados brasileiros. Acesse o gov.br/identidade e saiba como emitir a sua CIN em seu estado.

Infraestrutura Pública Digital

Para automatizar os serviços públicos, o ministério está trabalhando na construção de uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil. Essa IPD utilizará a base de dados da CIN e a identificação em meios digitais do GOV.BR . Uma IPD é um conjunto de sistemas digitais compartilhados que devem ser seguros e interoperáveis. Esses sistemas podem ser construídos a partir de especificações e padrões abertos, para ofertar acesso equitativo a serviços públicos e privados em escala social.

"O foco do nosso trabalho é simplificar a vida dos cidadãos. Queremos que eles tenham uma visão de governo único quando acessarem o GOV.BR , que a plataforma esteja alinhada a jornada de vida da pessoa e essa IPD é fundamental para isso”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Para o secretário, o GOV.BR deve informar sobre o Enem ou sobre como tirar uma carteira de motorista se quem estiver acessando for uma pessoa de 18 anos. “Agora, se for um idoso, a plataforma poderá informar sobre aposentadoria ou sobre a concessão de benefícios. No futuro, esperamos que essa concessão seja até automática, pois um cidadão bem identificado não precisará comprovar que tem direito a um benefício”, complementou.

*Com informações do Governo Federal

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