Dados são do Mapa das Empresas do Governo Federal
Larissa Martins
Petrópolis já soma 3.002 empresas fechadas este ano, superando o número de 1.260 empresas abertas como aponta a Junta Comercial do Rio de Janeiro - Jucerja. O dado é do Mapa das empresas, do Governo Federal, que mostra que o encerramento das atividades da Petiscaria Imperial, por exemplo, não é um caso isolado no município. Tornou-se comum para a população ver inúmeras lojas fechadas ao transitar pela cidade, principalmente pelo centro.
O Mapa aponta que 2,9 mil desses negócios eram considerados Microempresas, 28 Empresas de Pequeno Porte e 43 outras não especificadas. Essas não necessariamente possuíam ambientes físicos, entre elas estavam cadastros de empresários individuais, sociedades anônimas fechadas, sociedades em conta de participação e sociedades limitadas.
E, apesar do que mostram os dados, o secretário de Turismo, nega uma possível crise.
“Não acreditamos que o fechamento esteja relacionado a uma crise no setor. Pelo contrário, o cenário atual mostra crescimento e renovação. Só neste ano, quatro novos estabelecimentos foram inaugurados na região: Cachaçaria Thebanas, na Rua 7 de Abril; Thebanas Bar Raiz, na Mosela; Boteco do Palácio, na Rua Alfredo Pachá; e Boteco Só Simpatia, na Rua 13 de Maio. Além disso, há expectativa para a instalação de novos hotéis com restaurantes abertos ao público, ampliando ainda mais a oferta”, disse Pablo Kling.
Veja também: