Larissa Martins
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis na registrou em 2025, até o momento, 187 nascimentos de bebês por parto normal e 205 por cesariana, totalizando 392 novas vidas. Em 2024, nasceram 1.136 bebês por parto normal e 1.070 por parto de cesariana no Hospital Alcides Carneiro (HAC), somando 2.206.
Todos os bebês nascidos entre 1° de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2039 fazem parte da “geração beta”. Até o ano passado, os mais jovens pertenciam à “geração alpha” referente aos nascimentos registrados entre 2010 e 2024.
Casa da Gestante
No ano passado, foi inaugurada a Casa da Gestante, no HAC, sendo o primeiro hospital a contar com o serviço de acolhimento para gestantes, puérperas e bebês na região serrana do Rio de Janeiro. Com uma maternidade que já é referência na cidade para partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital agora ganha um espaço que funciona como lar temporário às mães e recém-nascidos.
Além de ofertar acompanhamento pré-natal e pós-parto, as puérperas recebem no local orientação sobre amamentação, cuidados com o bebê, hospedagem, alimentação e suporte psicológico e social. No total, foram disponibilizados 18 leitos para as mães e 18 leitos para os bebês. O serviço é voltado às famílias de baixa renda, mães adolescentes, gestantes de risco ou com doenças crônicas, entre outras.
Veja também: