Descarte correto ajuda na saúde e no meio ambiente
Emanuelle Loli - estagiária
Neste sábado, 17 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem, data criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para chamar atenção sobre a forma como consumimos e descartamos resíduos. Entre 1º de janeiro e 10 de maio, Petrópolis recolheu 401 toneladas de materiais recicláveis e 1.120 litros de óleo de cozinha saturado.
De acordo com a Engenheira Ambiental da UCP, Fernanda Gonzales, a reciclagem desempenha um papel fundamental ao reduzir a extração de recursos naturais utilizados na produção de novos materiais.
“Além disso, sem o descarte adequado, esses resíduos podem ser confundidos como alimentos, por exemplo, por animais e podem demorar até anos para se decompor. No caso do plástico, mesmo depois de decompostos, eles permanecem nos corpos d’água como microplásticos e podem se biocumular em animais marinhos”, disse Fernanda.
De acordo com a Prefeitura, a coleta seletiva aceita diversos tipos de materiais, como papel (caixas de papelão, jornais, revistas, embalagens longa vida e livros), vidro (garrafas, frascos, potes, embalagens de bebidas e cosméticos), plástico (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, vasos e fios), metal (latas de alumínio, latas de bebidas e alimentos), lixo eletrônico (televisores, computadores, celulares, rádios, entre outros).
Segundo a professora, o descarte errado do lixo eletrônico pode trazer riscos ao meio ambiente, e até aos seres humanos com a contaminação das águas. “As baterias podem conter substâncias tóxicas para os seres humanos e animais, como cádmio, chumbo e mercúrio. O descarte errado de baterias pode contaminar o solo, e os corpos d’água com essas substâncias”, informou.
Além desses materiais, o óleo de cozinha também pode ser reciclado. De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, o óleo usado, deve ser armazenado corretamente e entregue nos pontos de coleta. O material recolhido é doado ao Projeto INcluir Petrópolis, que desenvolve ações de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo inclusão em atividades de lazer, cultura e turismo.
Fernanda comenta que em caso de descarte irregular do óleo de cozinha, ele também pode trazer malefícios nas moradias das próprias pessoas que fazem o descarte errado. “O óleo se solidifica quando exposto a baixas temperaturas, como em contato com o esgoto, e solidificado ele obstrui a seção das tubulações deixando menos ou até nenhum espaço para o esgoto escoar, causando entupimentos e até retorno de esgoto para o interior das casas”, conclui.
Atualmente, a cidade conta com cinco caminhões específicos para coleta seletiva e quatro pontos fixos de entrega voluntária: Quitandinha (em frente à sede da Comdep), sede da Prefeitura (Centro), Corrêas, Itaipava e Araras. “Os moradores podem contribuir com o serviço separando os resíduos em embalagens plásticas transparentes, fornecidas pelos coletores, e deixando o material do lado de fora do portão nos dias corretos”, explica a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.
Apesar da crescente adesão ao serviço, ainda ocorrem erros no descarte de materiais não recicláveis. Entre os itens frequentemente encaminhados de forma inadequada estão papel higiênico, embalagens laminadas, lixo hospitalar, madeira, lixo verde, móveis e resíduos orgânicos. “A orientação é que os moradores sempre verifiquem o que pode ou não ser reciclado e, principalmente, lavem e acondicionem corretamente os materiais. O sucesso da coleta seletiva depende do engajamento coletivo”, disse Murilo Gonsalves, gerente do setor de Coleta Seletiva da Comdep.
Confira as rotas da coleta seletiva de porta a porta:
Segunda-feira: Bingen, Centenário, Vila Militar
Terça-feira: Mosela, Bataillard, Pedras Brancas, Barão, Itamarati, Quissamã
Quarta-feira: Valparaíso, Corrêas, Samambaia (Cascatinha pontual), Coronel Veiga, Caetitu, Nogueira, Bom Clima, Doutor Thouzet (parcial), Quitandinha
Quinta-feira: Morin, Araras, Itaipava, Rocio, Fazenda Inglesa
Sexta-feira: Alto da Serra, Rua Teresa, Vila Felipe, Chácara Flora, Sargento Boening, Praça Catulo, Castelanea (agendado), Barão
Sábado: Castrioto, João Xavier, Retiro, Quarteirão, Ingelheim, Duarte da Silveira, Marechal Hermes da Fonseca, Vale dos Esquilos
De segunda a sábado a partir das 16h: Centro
Pontos fixos de coleta:
Rua General Rondon, 400, Quitandinha (em frente à Comdep)
Estrada União e Indústria, 4.622, Corrêas (Agência Regional da Comdep)
Estrada Bernardo Coutinho, 3.455, Araras (ao lado da UBS Araras)
Estrada União e Indústria, 10.000, Itaipava (Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes)
Prefeitura de Petrópolis, Avenida Koeler, 260 Centro (estacionamento)
Veja também: