Beneficiários que sofreram descontos irregulares serão reembolsados
Mariana Machado estagiária
De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a partir do dia 09 de junho começaram a ser enviadas aos beneficiários, as respostas das entidades sobre os descontos irregulares realizados. No fim de abril foi determinada a suspensão de todos os descontos, sendo realizados até o dia 08 de maio.
Em Petrópolis, o INSS informa que 76.221 benefícios são mantidos.
Todos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na folha de pagamentos referente a abril começaram a ter os valores devolvidos a partir da segunda-feira (26 de maio). Serão reembolsados, ao todo no país, R$ 292 milhões aos beneficiários.
No final de abril, o INSS determinou a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém, como a folha de pagamentos referente àquele mês já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS, no entanto, reteve esses valores e não repassou o montante às entidades associativas.
As entidades têm 15 dias úteis para responder, e as respostas estão sendo liberadas aos poucos. Por isso, quem já contestou um desconto, já pode receber a resposta enviada pela entidade.
O INSS vai acionar a entidade para que comprove a autorização. Caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver os recursos ao Instituto, que posteriormente fará o repasse ao beneficiário. A devolução será feita pelo INSS, pelo mesmo meio que faz os pagamentos regulares seja conta bancária ou cartão magnético.
Como saber se foram realizados descontos irregulares?
Basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clique em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também). Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.
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