Mariana Machado - estagiária
Durante o período de estiagem do ano passado, entre junho e setembro, foi registrada falta de água em alguns bairros do município. Isso porque o calor era intenso, e poucas chuvas eram registradas na época. Com isso, a Águas do Imperador ressalta medidas tomadas para evitar o impacto do período no município.
Atualmente, o nível dos mananciais está abaixo do considerado normal, mas captações alternativas do Rio da Cidade e da Ponte de Ferro estão em funcionamento para reforçar a vazão e assegurar a normalidade no abastecimento.
A concessionária ressalta as ações estruturais e preventivas realizadas para minimizar os impactos para a população. Segundo a Águas do Imperador, após o período de estiagem do ano passado, foi realizado um estudo técnico para identificar as regiões mais impactadas pela escassez hídrica.
A partir desse diagnóstico, foram instalados cinco boosters equipamentos que aumentam a pressão na rede de distribuição nas seguintes localidades: Estrada da Saudade, Paulino Afonso, Manoel Canedo (Pedro do Rio), General Osório e Dias de Oliveira. “Os investimentos têm o objetivo de melhorar significativamente o fornecimento de água nessas áreas”, afirmam.
Além disso, a concessionária concluiu também as obras da adutora Carvalho Júnior, com 5,2 quilômetros de extensão, que liga a Praça de Corrêas ao Vale do Carangola. Integrada ao sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Araras, a adutora amplia a capacidade de resposta da rede em períodos críticos.
Veja também: