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quarta-feira, 13 de novembro de 2024


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Manifestantes cobram pagamentos atrasados da Prefeitura

Prefeitura diz que “não há atrasos no pagamento dos salários dos motoristas do transporte de estudantes PDCs”

Foto: Divulgação
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Mariana Machado estagiária

Nessa terça-feira (12), a Prefeitura de Petrópolis realizou os repasses do PGDREM (que é o programa municipal correlato ao “dinheiro na escola”) às unidades escolares, utilizada para custear o transporte dos alunos com deficiência, entretanto, segundo os prestadores de serviço, foi pago o valor referente a um mês, quando na verdade os salários estão atrasados há mais de 60 dias. A paralisação teve início na última segunda-feira (04), quando as crianças com deficiência não conseguiram mais comparecer às aulas das escolas do município.

Com isso, os motoristas seguem em paralisação até que recebam o valor referente ao mês que falta. De acordo com um dos prestadores de serviço, eles não recebem “desde setembro e outubro, que é vinculado no dia 10 o pagamento do contrato. Nós não recebemos”.

A Daniela Souza é avó de um aluno de 09 anos que tem paralisia cerebral, e conta, em vídeo nas redes sociais, que “São 07 dias que nossas crianças estão sem ir à escola, por falta desse transporte”. “Enquanto isso, ninguém larga a mão de ninguém, e nós mãezinhas, paizinhos, vózinhas, a gente está apoiando esses motoristas, porque são pais de família que estão com seus cartões de crédito atrasados, nota em oficina atrasada até hoje, porque esses carros precisam de uma boa manutenção para carregar os nossos anjos”, completa.

Sobre os repasses, a Prefeitura de Petrópolis disse em nota que “não há atrasos no pagamento dos salários dos motoristas do transporte de estudantes PDCs. Estando ainda dentro do prazo para o pagamento no mês de novembro”.

A Prefeitura ainda ressalta que “regularizou, nessa terça-feira (12), os repasses do Programa de Desenvolvimento da Rede Municipal de Ensino (PGDREM), do transporte escolar para estudantes com deficiência (PCDs) e da merenda escolar, mesmo diante dos desafios financeiros causados pela falta de recursos do ICMS da GE-Celma. As transferências foram efetuadas para as unidades escolares da rede municipal e para os fornecedores de itens de alimentação, incluindo proteínas e hortifrútis”.

Segundo a PMP, a partir desta quarta-feira (13) as escolas voltarão a receber os itens da merenda escolar, além do retorno do transporte escolar dos estudantes PCDs. Entretanto, os prestadores de serviço afirmam que ainda falta um mês a receber e manterão a paralisação até que o mesmo seja pago.

Atraso no pagamento dos terceirizados da Educação

Houve também, na manhã dessa terça-feira (12), uma manifestação dos funcionários terceirizados da educação, contratados pela empresa Capital Ambiental (terceirizada da Secretaria de Educação), que afirmou, na manhã de segunda-feira (11), que os repasses por parte da Prefeitura estavam atrasados. Sobre o assunto, a PMP afirma que realizou o repasse na tarde de segunda-feira.

“A Prefeitura de Petrópolis segue empenhada em resolver todas as questões impactadas pela falta de recursos do ICMS, a fim de garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais à população”, completam.

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