Foto: Divulgação
O Exército promoveu ao posto de General de Exército o General de Divisão Marcelo Arantes Guédon. Petropolitano, por escolha de sua família, que chegou à Cidade Imperial em 1974, quando ele contava onze anos de idade. Cursou o primeiro e segundo graus no Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e no Colégio Werneck. Iniciou o curso de Engenharia na UCP, porém dele declinou de prosseguir e matriculou-se, em 1982, no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) no então 32º BIMtz, atual 32º BIL de Montanha, concluindo como primeiro colocado em sua turma de vinte aspirantes. Foi a primeira experiência militar de Marcelo, nela certificou-se de sua vocação para a carreira.
Ele foi aprovado em concurso público para ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1984. Em dezembro de 1987, foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Engenharia. Em sua continuada formação militar, Guédon realizou inúmeros cursos, dentre eles : Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, onde, posteriormente, foi instrutor; e o da Escola de Comando e Estado-Maior. Realizou missões no estrangeiro onde se destacam: em Honduras, Missão de Assistência para Remoção de Minas na América Central; na Argentina, realizou o Mestrado em Defesa Nacional na Escola de Defesa Nacional da República Argentina.
Em sua exitosa trajetória militar, foi instrutor na AMAN, comandou o 2º Batalhão de Engenharia de Construção (Teresina - PI); o Destacamento de Guarulhos (SP), o Destacamento de Guarulhos (SP), nesse comando, quando Coronel, Guédon conduziu, em parceria com duas empresas paulistas, a obra de finalização do 3° Terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), concluindo os trabalhos antes do prazo previsto (dezembro de 2013).
Em 31 de março de 2017 foi promovido a General de Brigada. Nesse posto foi comandante do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Nordeste, do 1º Grupamento de Engenharia e Diretor de Obras Militares em Brasília. Em 31 de julho de 2020, foi promovido a General de Divisão.
Marcelo é filho de Philippe Guédon (já falecido) e Lúcia Arantes Guédon. Casado com Mônica Grion de Almeida Guédon, tem dois filhos. O General Guédon recebeu título de cidadão baiano e cidadão soteropolitano é membro da irmandade do Nosso Senhor do Bonfim.
Veja também: