Edição anterior (2337):
domingo, 04 de abril de 2021
Ed. 2337:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2337): domingo, 04 de abril de 2021

Ed.2337:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Marise Simões
COLUNISTA

 

Conjunto de ações no enfrentamento à Covid-19

 

Com a proposta de combater a disseminação do novo Coronavírus, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) implementou algumas ações, neste um ano de pandemia. A instituição firmou parcerias para produção de viseiras, material que foi doado para uso nas Unidades de Saúde da Família da IES e nas UPA's do município. Também garantiu atendimento e apoio à comunidade, com ações de conscientização sobre as medidas de prevenção, dentre elas o Projeto de Extensão do Vale do Carangola (incentivo à economia local, produção de máscaras, capotes e etc) e a produção do programa Em dia Com a Saúde – Especial Coronavírus. Dentre as ações, destacamos a doação de cestas básicas no Vale do Carangola em parceria com o Banco do Brasil, o Projeto Conectados – aproximando familiares dos pacientes internados com COVID-19 –, e o Projeto Profissionais que amam a vida, valorizando a atuação das equipes de saúde neste período, incluíndo a entrega de Equipamentos de Proteção Individual no HEAC. O  mapeamento dos casos de COVID e oferta de teleconsulta nas USF's foram estratégias elaboradas neste período, incluindo pesquisa sobre as Práticas Integrativas e Complementares na pandemia (PICCovid). Além disso, comprometida com o processo de ensino e aperfeiçoamento das equipes de saúde, a UNIFASE/FMP ofereceu treinamento no Centro de Simulação Realística para os profissionais da saúde, promoveu Seminários de Pesquisa e realizou treinamento de paramentação e desparamentação para os alunos; treinamento sobre Intubação orotraqueal para os profissionais da UNIMED e adaptou todos os seus espaços com sinalização adequada, reforçando as medidas de prevenção.( A equipe de técnicos e enfermeiros do Ambulatório Escola continua trabalhando para garantir assistência em saúde à população (Foto: divulgação)

  

Estado crítico

Com estoque abaixo de 60% da capacidade, Banco de Sangue de Petrópolis disponibiliza transporte gratuito para doadores até hoje (04.04). O período é o mais crítico da pandemia. Neste período de Páscoa, até 15 de abril, os voluntários serão presenteados com uma deliciosa caixa de bombons de chocolate. Para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos, são necessárias 70 doações diárias. Com os casos de Covid-19, a situação faz as doações se tornarem ainda mais urgentes. Contato pelo número (24) 98857-8769.

 

Mostra de Teatro

A 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis acaba de anunciar as premiações aos 10 espetáculos selecionados para o evento deste ano, que foi realizado inteiramente de forma digital. Ao todo, foram concedidas 15 premiações aos participantes, que tiveram os trabalhos expostos para avaliação da banca de jurados e do público, desde o dia 19 de março. Os projetos ainda estão disponíveis para visualização no site da mostra (https://www.mostrateatropetropolis.com.br). 

 

“Entrevista”

Este é o titulo do novo livro da jornalista e escritora Cristina Serra nos apresenta 12 entrevistas com romancistas e poetas brasileiros, feitas nos anos 1980, quando trabalhou para o periódico LEIA, especializado em literatura e mercado editorial. A obra traz entrevistas com grandes nomes da literatura brasileira. Atualmente, Cristina é colunista da Folha de São Paulo.

 

Bolsa de estudo

A Estácio lança mais uma ação para ajudar os estudantes que não querem mais adiar o sonho de ingressar na graduação. Com O Enem tá On, os candidatos que utilizarem a nota no Enem para ingressar na Estácio, ainda no primeiro semestre, recebem descontos. Quanto maior a nota no exame, maior a bolsa que pode chegar a 100% no primeiro semestre.

 

 

Documentário

Foi um sucesso a estréia do documentário “Histórias do Futuro”, exibido pelo Canal do Youtube da produtora Cineviola, no último dia em 30 de março. Nele, crianças da região Centro-Sul fluminense – dentre elas e Araras –, trazerem suas percepções acerca da pandemia e do isolamento social, mostrando o modo como o Covid-19 afetou suas vidas. Hoje é possível assistir uma ‘live’ exclusiva para crianças surdas, com a tradução para Língua Brasileira de Sinais que será interpretada por Gildete Amorim, às 11h e 17h. 

 

Destaque


 O aluno Gabriel Pinheiro da Costa, do 10º período do curso de Engenharia de Computação do Cefet Petrópolis é um dos indicados para o 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. A indicação foi deliberada pela comissão PIBIC/PIBIT do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instituição parceira do Cefet/RJ onde o estudante é bolsista de iniciação tecnológica. Gabriel é orientado pela professora Carla Osthoff (LNCC) e coorientado pelo pesquisador Frederico Cabral (LNCC), aluno egresso do curso de Licenciatura em Física do campus Petrópolis.( Gabriel Pinheiro estuda Engenharia de Computação no campus Petrópolis e faz iniciação tecnológica no LNCC (Foto: Cefet)

 

Oração e louvor

Membros da igreja evangélica Nova Jerusalém estiveram na tarde de sexta-feira no pátio da UPA Cascatinha para orar pela recuperação de pacientes que estão internados. O ato de fé reuniu cerca de 25 integrantes da igreja fizeram orações por médicos, enfermeiros, pacientes e famílias atingidas pela pandemia de Covid-19. Também foi registrada uma iniciativa semelhante em frente ao Hospital Nossa Senhora Aparecida.

 


Edição anterior (2337):
domingo, 04 de abril de 2021
Ed. 2337:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2337): domingo, 04 de abril de 2021

Ed.2337:

Compartilhe:

Voltar: