Edição anterior (3866):
segunda-feira, 12 de maio de 2025


Capa 3866

MDHC lança site oficial da Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Além do site, também foi anunciado o Manual de Identidade Visual; design com arco-íris em forma de curva que reflete a diversidade de gênero, raça, etnia, sexualidade, entre outros, por meio de um futuro mais plural e inclusivo

Arte: MDHC
Arte: MDHC

O Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ lançou, nessa terça-feira (6), o site oficial da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ que ocorre entre os dias 21 e 25 de outubro, em Brasília (DF). O site servirá como plataforma central para informações, inscrições e acompanhamento de todas as etapas da conferência.

A página reúne o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, os objetivos do evento e os quatro eixos temáticos do encontro como enfrentamento à violência LGBTQIA+; o trabalho digno e a geração de renda à população LGBTQIA+; interseccionalidade e internacionalização; e a institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

Também é possível acessar a programação prévia, esclarecer dúvidas e ter acesso a notícias e materiais de apoio como documento orientador, desenho metodológico e normas do encontro.

Acesse o site oficial da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Identidade Visual

Na ocasião, também foi lançado a arte e o Manual de Identidade Visual da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Disponível no site, o guia fornece orientações para a criação e disseminação de conteúdos visuais e informativos relacionados ao evento, como a produção de peças gráficas para redes sociais e a impressão de materiais como panfletos, folders, banners e outdoors, seguindo layouts e modelos padronizados.

A arte, criada pela artista gráfica e design Mayra Souza, também apresenta elementos visuais de inspiração para criação das artes das conferências municipais e estaduais que estão acontecendo em todo o país.

O manual, também apresenta um conjunto de orientações sobre a utilização adequada de símbolos, cores e elementos gráficos que representam a pluralidade e os desafios enfrentados pela população LGBTQIA+ nas esferas social, política, econômica e cultural. O conteúdo abrange desde a divulgação de notícias até a produção de artes gráficas, garantindo que ações, projetos e eventos relacionados à pauta sejam divulgados de forma objetiva e acessível.

A iniciativa busca fortalecer o engajamento da sociedade e das instituições com a pauta LGBTQIA+, garantindo que as produções visuais e a linguagem utilizadas nas diversas plataformas de comunicação sejam alinhadas, respeitosas e representativas da pluralidade de vivências e lutas da comunidade.

Por meio dos dois produtos, o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ reconhecem que a diversidade de vivências atravessadas por marcadores sociais como gênero, raça, etnia, sexualidade, classe, deficiência, religião, nacionalidade, geração e origem regional deve ser considerada em todas as práticas de comunicação do encontro.

Design da plataforma

O design reflete a diversidade, a pluralidade e a perspectiva de um futuro mais inclusivo, ao mesmo tempo em que remete ao movimento. O arco-íris em forma de curva ou onda simboliza a fluidez e o movimento contínuo das lutas da comunidade.

“As formas fluidas do arco-íris evocam a ideia de transformação constante, lembrando que resistir também é um exercício de esperança compartilhada”, explica a Conselheira Titular pela Articulação Brasileira de Lésbica (ABL), Brenda Félix, que participou da construção do material. “A presença de rostos diversos, linhas abstratas e cores que se entrelaçam revela não apenas a estética, mas a potência de uma representatividade que afirma a complexidade e a pluralidade das nossas existências”, afirma.

Conferência

A 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ tem como meta propor a institucionalização de uma Política Nacional que inclua um marco regulatório e políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência, à geração de trabalho digno e à garantia dos direitos da população LGBTQIA+.

O encontro tem como foco a construção de uma Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ que represente a diversidade geográfica, histórica, social e cultural da comunidade LGBTQIA+ em todo o Brasil. O evento envolverá discussões e debates em âmbito local, estadual e distrital, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e contempladas na formulação das políticas públicas.

Calendário

O encontro é antecedido por Conferências Municipais, Estaduais ou Distrital e Conferências Livres. Os períodos de realização constam nos Decretos n.º 11.484, de 26 de dezembro de 2023 e n.º 12.030, de 27 de maio de 2024:

Conferências Municipais: 2 de janeiro de 2024 a 31 de maio de 2025

Conferências Estaduais e Distrital: 2 de janeiro de 2024 a 31 de agosto de 2025

Conferências Livres: 2 de janeiro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025

Edição anterior (3866):
segunda-feira, 12 de maio de 2025


Capa 3866

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral