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MEC inicia projeto de acesso, permanência e êxito na Rede Federal

Rede APE, anunciada durante reunião com reitores, tem como objetivo promover ações integradas e sustentáveis que fortaleçam trajetórias de educação de sucesso entre estudantes da educação profissional

Foto: Ângelo Miguel/MEC
Foto: Ângelo Miguel/MEC

O projeto Acesso, Permanência e Êxito na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede APE) foi anunciado na quinta-feira, 13 de março, durante reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília (DF). O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A Rede APE tem como objetivo promover ações integradas e sustentáveis que fortaleçam trajetórias de educação de sucesso entre os estudantes das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O projeto envolve arealização de diagnósticos detalhados sobre as ações já existentes; acriação de mecanismos de articulaçãoe monitoramento; apromoção de formaçõescontinuadas para gestores e docentes; aorganização de seminários e fórunsde escuta e troca de experiências; além daintegraçãocom outras iniciativas do MEC.

“O projeto só vai ser efetivo se chegar na ponta, porque é lá no campus que se identifica o aluno com potencial de evasão. Por isso, contamos com o apoio de todas as instituições aqui presentes”, disse a coordenadora-geral do projeto, Carla Jardim.

O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Charles Okama de Souza, falou sobre a importância de abordar a evasão e de desenvolver ações para mudar esse contexto. “Sem dúvidas, a Rede APE é um projeto ousado, desafiador, mas que também nos encoraja a tratar esse tema com muita força e vontade de transformar essa realidade. Esperamos que o projeto se transforme em um programa para que a gente tenha um norte certeiro, não desvie do caminho e atinja esse objetivo em conjunto. Temos aqui uma equipe de pessoas engajadas e que vão fazer um trabalho excelente”, afirmou.

Em um primeiro momento, a equipe do projeto realizará diagnóstico detalhado do que já é feito em relação ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes, identificando experiências exitosas. Ainda este ano, serão realizados cinco encontros regionais sobre o projeto, com datas e locais que serão divulgados brevemente. E, para dezembro, está prevista a apresentação da Estratégia Nacional de APE na Rede Federal.

Podem aderir ao projeto todas as instituições que compõem a Rede Federal: 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) MG e RJ; e Colégio Pedro II, além das 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais.

Bolsista Executor do projeto, o IFFar publicou edital para selecionar estudantes de graduação que apoiarão a execução da Rede APE. A seleção está com inscrições abertas até 20 de março.

Rede APE O projeto surgiu da necessidade de implementar ações sistemáticas institucionais voltadas ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes, garantindo que eles não apenas ingressem, mas também concluam seus estudos com sucesso, recebendo o apoio necessário em termos de infraestrutura, assistência estudantil e ações inclusivas.

Algumas ações do MEC já vêm sendo feitas nesse sentido, tais como: o projeto “Sistema Inteligente de Suporte ao Sucesso Acadêmico - SISSA”, que utiliza inteligência artificial para prever o risco de evasão escolar, com o objetivo de realizar intervenções precoces; o projeto “Observatório de Egressos da RFEPCT”, que faz o monitoramento do êxito dos estudantes concluintes com relação aos indicadores de empreendedorismo, continuidade dos estudos e inserção no mercado de trabalho; e a Plataforma Nilo Peçanha, que democratiza o acesso aos dados de gestão e acadêmicos da Rede Federal.

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