Curso de 180 horas propõe abordagem interdisciplinar e temas contemporâneos, com impacto em toda a comunidade escolar. Iniciativa visa fortalecer a formação dos docentes da etapa de ensino
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), tem ampliado as ações do Pé-de-Meia, programa voltado a estimular a permanência de estudantes no ensino médio e a reduzir a evasão escolar. Entre essas iniciativas está o lançamento do Mais Ensino Médio, curso de 180 horas para formação de professores, que une fundamentos teóricos, práticas interdisciplinares e temas contemporâneos, alinhados à proposta pedagógica do programa.
“Ao investir na formação docente, estamos investindo na qualidade da educação como um todo”, afirma a coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica, Lucianna Magri.
O curso Mais Ensino Médio já está disponível na plataforma AVAMEC e traz um desenho de currículo em espiral como estratégia para a formação continuada e em serviço, evitando repetições exaustivas de conteúdos já conhecidos pelos docentes e privilegiando a atualização e o aprofundamento crítico, a partir de metodologias de reconhecimento, intervenção produtiva e estudos de caso.
Nele, o percurso formativo começa com reflexões sobre a história do campo do currículo e o sentido político das reformas curriculares, passando pelo estudo da Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM), além de conteúdos sobre didática, avaliação, diretrizes, objetivos e competências.
Entre os módulos do curso, há um voltado para a cultura digital. Nele, os professores são convidados a compreender os conceitos, impactos e aplicações da digitalização na sociedade, na educação e no mundo do trabalho. Essa abordagem está alinhada às ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que visa promover a conectividade com fins pedagógicos, garantindo infraestrutura adequada, formação de professores e o uso efetivo das tecnologias digitais no cotidiano escolar. O curso contribui para a implementação da Enec ao preparar os educadores para atuar em um contexto digitalizado, utilizando as tecnologias de forma significativa e intencional nos processos de ensino e de aprendizagem.
Na segunda etapa, o curso se aprofunda em práticas interdisciplinares e no estudo de temas relevantes para as quatro áreas do conhecimento da formação geral básica, como ancestralidade, territorialidade e crise climática. Também são abordadas pautas contemporâneas, como as apostas esportivas (bets) e seus impactos econômicos e sociais.
Dessa forma, o material atravessa temas fundamentais da prática docente na PNAEM como contextualização, interdisciplinariedade e justiça curricular, e finaliza aprofundando-se nas questões da cultura digital, da permanência dos jovens na escola e do programa Pé-de-Meia.
“O curso Mais Ensino Médio e os cursos complementares, por área de conhecimento, que serão lançados brevemente, se somam também ao curso de especialização Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem). Este apoio do MEC visa a formação dos profissionais das redes públicas de ensino para a implementação da Política Nacional de Ensino Médio”, afirma Valdirene Alves de Oliveira, coordenadora-geral de Ensino Médio.
O curso pode ser concluído em, no mínimo, 45 dias. Há possibilidade de obtenção de certificado de especialização, mediante aproveitamento de estudos, pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí.
Próximos passos No dia 15 de outubro serão lançados quatro novos cursos: Mais Ciências Humanas e Sociais (MAIS CHSA), Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias (MAIS CNT), Mais Matemática e suas Tecnologias, Mais Linguagens e suas Tecnologias
O MAIS CHSA vai tratar de temas como lugar, identidade e pertencimento, unindo conteúdos clássicos das ciências humanas e sociais a discussões contemporâneas e perspectivas decoloniais.
O MAIS CNT integra conteúdos de Biologia, Física e Química, conectando-os a temas atuais e à relação entre ciência, tecnologia e sociedade.
O MAIS Matemática e suas Tecnologias aborda temas diversos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática, para o aprofundamento, sem perder de vista sua articulação com outros campos do conhecimento.
O MAIS Linguagens e suas Tecnologias discute a estrutura dos Itinerários Formativos de Aprofundamento e como eles podem ser materializados no currículo da área de Linguagens e suas Tecnologias, considerando todos os componentes que integram a área.
Além de esses quatro cursos contemplarem as quatro áreas de conhecimento para a integração e o aprofundamento também retomam e aprofundam na seção “Em diálogo” os temas: Juventudes e justiça curricular: da permanência na escola à construção do Futuro e Cidadania digital: educar para conectar que também integram o curso Mais Ensino Médio.
Segundo Maria Luiza Sussekind, consultora da OEI na Coordenação-Geral do Ensino Médio e curadora dos projetos, as formações foram pensadas para atualizar e valorizar o trabalho docente: “São cursos construídos coletivamente, que dialogam com a realidade das escolas e ajudam a implementar os itinerários formativos de aprofundamento no ensino médio.”
Veja também: