Edição anterior (4006):
segunda-feira, 15 de setembro de 2025


Capa 4006

MEC lança estudo e coleção de cadernos para EJA

Iniciativas foram apresentadas na quarta-feira (10). Pesquisa comprova que jovens e adultos alunos da EJA melhoram sua renda. Cadernos servem como apoio para o fortalecimento do ensino médio na modalidade

Foto: Wanderley Pessoa
Foto: Wanderley Pessoa

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira, 10 de setembro, durante o segundo dia do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos: 1º Ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA), um estudo inédito, encomendado pelo MEC, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sobre o impacto econômico dessa modalidade de ensino no país. Também foram lançados materiais didáticos destinados à educação de jovens e adultos (EJA) ensino médio.

Estudo A publicação “A Educação que transforma vidas adultas: um estudo sobre o retorno econômico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil”, assinada pela economista e diretora da consultoria Metas Sociais, Fabiana de Felício, tem a finalidade de ampliar o campo de pesquisas sobre a modalidade e contribuir para a sua valorização. Com o documento, o MEC pretende estimular o debate qualificado e as reflexões acerca dos dados apontados, buscando o aprimoramento da pesquisa e da política.

“Uma das importâncias desse estudo é identificar que jovens e adultos que completam a alfabetização, o ensino fundamental e o médio na EJA têm acesso a ocupações de maior qualidade, proteção social e renda. O aumento de renda para quem volta a estudar é sempre importante, porque mais renda proporciona melhora na qualidade de vida. Mas o aumento da formalidade também é muito relevante, já que traz consigo a proteção social”, explica Fabiana.

A pesquisa demonstrou que a alfabetização de jovens e adultos representa um ganho significativo na renda média de estudantes entre 18 e 60 anos de 16,3%. Para aqueles com 46 a 60 anos, esse impacto é ainda maior, chegando a 23,3%.

Para quem concluiu os anos finais do ensino fundamental na EJA, a renda média é 4,6% maior do que para aqueles que pararam de estudar após concluir os anos iniciais. Esse impacto é particularmente notável para o grupo de 26 a 35 anos, com um aumento de 14,9% na renda.

E a conclusão do ensino médio na EJA eleva a renda mensal em 6%, em média, para o grupo de 18 a 60 anos em comparação com quem parou os estudos no ensino fundamental. O maior impacto é observado na faixa de 26 a 35 anos, com um aumento de 10% na renda.

Para a pesquisadora, é preciso que essas informações cheguem ao público-alvo como um estímulo a voltaraestudar. Também é fundamental que gestores estaduais e municipais conheçam esses resultados, como forma de orientar e promover o crescimento da EJA.

Cadernos Os novos Cadernos EJA Ensino Médio têmcomo objetivo oferecer às escolas um material didático de caráter interdisciplinar, que possa ser utilizado de forma flexível pelas redes de ensino, considerando as especificidades de cada localidade e sua proposta pedagógica.

Esse material serve como apoio para o fortalecimento dos projetos político-pedagógicos das escolas no que diz respeito ao ensino médio na EJA. Os cadernos interdisciplinaresabrangem conhecimentos de diversas áreas e estão fundamentados na metodologia baseada na tríade: conhecer, pesquisar e intervir.

Todos os cadernos incluem uma proposta de pesquisa e sugerem uma ação de intervenção na realidade. O foco principal da aprendizagem está nos conteúdos e preceitos que contribuam para a formação crítica de jovens, adultos e idosos em seu contexto histórico e social.

Pacto EJA Instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto Nacionalpela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens eAdultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.Os objetivos são superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da EJA nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

Edição anterior (4006):
segunda-feira, 15 de setembro de 2025


Capa 4006

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral