Edição anterior (2363):
sexta-feira, 30 de abril de 2021
Ed. 2363:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2363): sexta-feira, 30 de abril de 2021

Ed.2363:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Medidas restritivas de prevenção contra o coronavírus só poderão ser relaxadas com 70% da população vacinada.

Petrópolis tem cerca de20% imunizada com a primeira dose

Roberta Müller – especial para o Diário

               Petrópolis tem cerca de 20% da população vacinada com a primeira dose contra o coronavírus até agora – e menos de 10% com a segunda – mas as medidas restritivas e de prevenção à doença, como o uso de máscara, lavagem das mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social, evitando as aglomerações, ainda vão continuar por muito tempo. De acordo com o infectologista do município José Henrique Castrioto, as medidas só poderão ser relaxadas quando 70% da população estiver vacinada.

               Hoje, a prefeitura considera como “bom” o índice de vacinação na cidade. Até esta quinta-feira (29), 58.809 pessoas receberam a primeira dose da vacina na Cidade Imperial, e outras 27.556 receberam a segunda dose do imunizante. Capital do estado, no Rio de Janeiro, por exemplo, 1.459.299 pessoas foram imunizadas com a primeira dose, o que representa 21,6% da população, de acordo com os últimos dados divulgados. Na vizinha Teresópolis, outro exemplo, o município tem menos de 20% da população vacinada com a primeira dose: foram 35.624 até quinta.

“A vacinação em Petrópolis está com um índice muito bom, sobretudo em relação ao retorno para a segunda dose.  É importante destacar, no entanto, que, mesmo quem já tomou a vacina, precisa continuar mantendo os cuidados preventivos: uso de máscara, lavagem das mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social – evitando as aglomerações. Entendemos que todos estão cansados com esta pandemia, mas ainda não é o momento de relaxar.  Isso só será possível quando tivermos pelo menos 70% da população vacinada”, destaca o infectologista.

               No momento, a vacinação em Petrópolis está voltada para idosos a partir de 60 anos. Na próxima semana, o município abre cadastro para pessoas com comorbidades (conforme o Plano Nacional de Imunização), profissionais da Educação, limpeza urbana e transporte coletivo (cobradores e motoristas), que começarão a ser vacinados contra a covid-19 em maio. O município também está vacinando trabalhadores da área de Saúde com mais de 45 anos.

Vale lembrar que alguns municípios do estado chegaram a suspender a aplicação da segunda dose esta semana por falta de vacina.  Em Petrópolis, a prefeitura afirma que as doses estão garantidas.

“A Secretaria fez a reserva de lotes para garantir a segunda dose, o setor de Epidemiologia vem fazendo todo planejamento, o que é extremamente importante para que as pessoas completem o ciclo de vacinação e sejam imunizadas”, completa o infectologista José Henrique Castrioto.

Para receber a vacina, idosos devem estar cadastrados no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).  Após o cadastro, os dados sobre o agendamento podem ser consultados pelo endereço eletrônico: https://smspetropolis.net.br/consultaVacina.html.



Edição anterior (2363):
sexta-feira, 30 de abril de 2021
Ed. 2363:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2363): sexta-feira, 30 de abril de 2021

Ed.2363:

Compartilhe:

Voltar: