Edição anterior (3650):
segunda-feira, 28 de outubro de 2024


Capa 3650

Meio Ambiente, educação e finanças: veja as propostas do novo prefeito de Petrópolis

Foto: Alcir Aglio
Foto: Alcir Aglio

Rômulo Barroso - especial para o Diário

Meio Ambiente, Defesa Civil e Habitação

Diário: Petrópolis é uma das quase 2 mil cidades listadas pelo Cemaden com risco para desastres naturais. Há dois anos e meio, a cidade passou pela maior tragédia de origem natural, com mais de 240 vítimas. Quais as propostas de obras e outras medidas você apresenta para tornar a cidade mais resiliente e mitigar riscos de deslizamentos de terra, enxurradas e inundações?

Hingo Hammes: Proponho a criação de um Plano Diretor de Prevenção a Desastres, com ações de curto, médio e longo prazo, em parceria com a sociedade e órgãos governamentais. A lei que destina 2% do orçamento para prevenção será aplicada em obras de contenção de encostas e drenagem. Vamos fortalecer ainda mais a Defesa Civil, ampliando vistorias, capacitação comunitária e monitoramento. Também pretendo garantir uma gestão integrada de riscos, com sistemas de alerta para a população, prevenindo deslizamentos e enchentes.

Diário: Segundo o Cemaden, 72.070 pessoas moram em locais apontados como área de risco geo-hidrológico. Qual a política habitacional será adotada para remover essas pessoas para locais seguros e para evitar a ocupação de encostas?

Hingo Hammes: Nossa política habitacional será focada em moradia digna e segura, priorizando a realocação das 72 mil pessoas que vivem em áreas de risco. Vamos assegurar a construção de novas habitações por meio de parcerias com os governos estadual e federal. Além disso, vamos reforçar a fiscalização para impedir novas ocupações em áreas de encosta e iremos promover a regularização fundiária em áreas seguras. A gestão habitacional será integrada ao Plano Diretor de Prevenção a Desastres, visando soluções a longo prazo.

Diário: O inverno deste ano apresentou um volume de chuva bem baixo, o que contribuiu para que a cidade também sentisse os efeitos da seca que afeta o país todo, entre eles, aumento de incêndios, umidade baixa e estiagem. Qual o plano para garantir a segurança hídrica do município?

Hingo Hammes: Para garantir a segurança hídrica, vamos promover a recomposição das margens de rios e riachos, com o plantio de espécies adequadas e a substituição das inadequadas, em parceria com o INEA, Comitê Piabanha e o Conselho de Meio Ambiente. Também realizaremos o mapeamento e a recuperação ambiental das áreas degradadas pelas fortes chuvas e pela ação humana, garantindo a preservação dos recursos e a segurança ambiental.

Diário: De que modo pretende trabalhar para avançar na cobertura de saneamento básico e alcançar a universalização de abastecimento de água e coleta/tratamento de esgoto na cidade?

Hingo Hammes: Pretendo ampliar parcerias para expandir o abastecimento de água e o tratamento de esgoto, priorizando áreas carentes e garantindo investimentos contínuos onde a cobertura é insuficiente. Quero investir na modernização das redes de saneamento, evitando vazamentos e melhorando o tratamento dos resíduos. O foco também será na fiscalização rigorosa para garantir que novos empreendimentos sigam as normas ambientais.

Educação

Diário: Quais as propostas você apresenta para melhorar o desempenho escolar dos estudantes da rede pública de Petrópolis e, consequentemente, melhorar a avaliação do município no IDEB?

Hingo Hammes: Os resultados do IDEB 2023 da cidade indicam que nossos alunos estão sendo aprovados sem aprender o conteúdo que deveriam na série. Diante desse cenário, nossa proposta para melhorar a qualidade do ensino da nossa rede é criar uma avaliação diagnóstica que identifique habilidades e competências necessárias em cada série. Essa avaliação será uma ferramenta importante para que cada professor possa identificar o que seus alunos estão aprendendo e onde os alunos apresentam maior dificuldade. Cada escola fará a análise do desempenho dos alunos nas avaliações e desenvolverá ações com o intuito de melhorar os resultados e sanar as deficiências de habilidades e competências de cada turma.

Diário: De que forma pretende ampliar vagas em creche Há planos para ampliar escolas em tempo integral?

Hingo Hammes: Nossa proposta é verificar a possibilidade de ampliação de vagas nas escolas existentes da rede. Além disso, pretendemos conveniar novas escolas, firmar um termo de colaboração para zerar a fila de espera. Vale ressaltar que esse segmento da educação foi muito afetado durante a pandemia e essa poderia ser uma possibilidade de recuperar esse setor. Com relação à oferta do Ensino Integral, precisamos verificar com cautela, uma vez que o integral requer espaço físico, ocupa dois turnos da unidade escolar e mais profissionais. Nossa intenção é ampliar e ofertar o máximo de escolas possíveis com esse modelo. Esta também é uma proposta para o Liceu Cordolino Ambrósio.

Diário: Quais são as suas propostas em relação à merenda escolar?

Hingo Hammes: Pretendemos desenvolver um cardápio que atenda às necessidades nutricionais das nossas crianças e desenvolver projetos de hortas nas escolas, para que nossas crianças entendam como os alimentos chegam ao seu prato. Além de oferecer uma merenda de qualidade, que é uma obrigação da prefeitura, pretendemos incentivar a oferta dos produtos da agricultura familiar da nossa cidade. Petrópolis fornece produtos alimentícios de excelência para vários locais, precisamos aproveitar essa oportunidade e colocar esses produtos no prato dos nossos alunos.

Diário: No que diz respeito a valorização dos profissionais da educação, qual o planejamento para o pleno cumprimento do 13 de planejamento, chamamento dos concursados e cursos de atualização para todos os profissionais da rede?

Hingo Hammes: Um dos pilares do nosso plano de educação é justamente a melhoria das condições de trabalho para os nossos profissionais. Entendemos que as atividades dos professores vão muito além da sala de aula, por isso é extremamente importante garantir o cumprimento do 13 de planejamento e que este não necessariamente deva ser cumprido na escola. Além disso, pretendemos chamar os aprovados no concurso e se preciso realizar outro, pondo fim às contratações por RPA. Realizar capacitação constante dos nossos profissionais, incentivar a formação e o aperfeiçoamento, criar o programa de saúde (física e mental) e bem estar dos nossos profissionais e projetos que valorizem e motivem nossas equipes.

Finanças e Gestão Municipal

Diário: Quais são os planos para aumentar a arrecadação municipal?

Hingo Hammes: Para aumentar a arrecadação municipal, o plano é melhorar a eficiência na cobrança de tributos e ampliar as bases de arrecadação sem aumentar impostos. Vamos incentivar novos empreendimentos e expandir atividades econômicas locais por meio de políticas de desenvolvimento econômico, atraindo também investimentos externos. Outras iniciativas envolvem renegociar dívidas com credores e aproveitar a janela de oportunidades para conseguir apoio financeiro do Governo do Estado e auxílio dos deputados e senadores do Rio para incrementar a receita municipal através das emendas parlamentares.

Diário: Como será o trabalho com relação aos gastos com pessoal Há planos para enxugar a folha de pagamento?

Hingo Hammes: Sobre os gastos com pessoal, o nosso plano é enxugar a folha de pagamento, mantendo uma gestão responsável, com controle rígido das despesas. A prioridade é otimizar os recursos existentes sem aumentar a folha de pagamento, buscando eficiência administrativa e evitando a necessidade de cortes radicais. O objetivo é reduzir custos mas sem comprometer os serviços essenciais. Em paralelo, vamos incrementar as receitas municipais, renegociando dívidas e garantindo o pagamento em dia de servidores, aposentados e pensionistas. A prioridade será otimizar a estrutura administrativa, mas sem prejudicar a qualidade dos serviços e a eficiência.

Diário: De que forma pretende gerir o Inpas O que precisa ser feito para garantir sustentabilidade ao sistema de previdência municipal?

Hingo Hammes: Será gerido com transparência e responsabilidade, buscando garantir sua sustentabilidade no longo prazo. Vamos priorizar medidas como a revisão de contratos, a busca de novos aportes e uma reavaliação das condições de contribuição e benefícios para assegurar viabilidade financeira. É essencial realizar uma auditoria detalhada das contas do Inpas. A modernização da gestão do sistema, com maior controle e transparência, permitirá o equilíbrio financeiro, preservando os direitos dos servidores - sem comprometer as finanças públicas.

Diário: Quais as propostas para avançar em modernização e uso de tecnologia para aprimorar a gestão dos serviços públicos municipais?

Hingo Hammes: Pretendo integrar os serviços públicos a plataformas digitais, desburocratizando processos e tornando o atendimento mais acessível e ágil para a população. Na saúde, vamos facilitar o agendamento de consultas de forma remota. Além disso, pretendo investir em tecnologias de monitoramento, beneficiando áreas como segurança, mobilidade urbana e prevenção de desastres. Essa modernização também será aplicada para aumentar a transparência na gestão pública. Com a facilidade da digitalização, proponho a criação de um portal da transparência específico para o transporte público, detalhando os elementos do sistema e pondo fim à caixa-preta.

Economia, mobilidade urbana e saúde
https://diariodepetropolis.com.br/integra/veja-as-propostas-do-novo-prefeito-de-petropolis-12844

Área social, turismo e distritos
https://diariodepetropolis.com.br/integra/confira-as-propostas-de-hingo-hammes-novo-prefeito-de-petropolis-para-a-area-social-turismo-e-distritos-12853

Edição anterior (3650):
segunda-feira, 28 de outubro de 2024


Capa 3650

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral