Jaqueline Gomes
O sonho da casa própria faz parte do imaginário de grande parte da população. O que muitos não sabem é que hoje em dia existem diversas facilidades para tornar esse sonho realidade. Uma delas é o Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, que contempla várias faixas de renda. Com isso, o mercado imobiliário de Petrópolis estima um maior aquecimento neste segundo semestre.
De acordo com Irene Medeiros, consultora Imobiliária, os primeiros seis meses deste ano foram bons para o mercado, no entanto, há uma maior expectativa para este segundo semestre. O primeiro semestre não foi ruim, mas, não digo que esteve aquecido, foi mais de ajustes, das pessoas ganhando confiança para comprar um imóvel. A tendência é que a partir de agora seja ainda melhor. O mercado está bastante otimista, principalmente pelo grande número de lançamentos imobiliários que vão acontecer, explicou.
A consultora chama a atenção para as facilidades disponíveis para a realização do sonho da casa própria. Os novos empreendimentos são perfeitos, tanto para quem não tem o valor total para a entrada quanto para quem quer financiar um bem de médio ou alto padrão. O Minha Casa Minha Vida tem várias faixas de financiamento, com entradas a partir de 20% do valor do imóvel. Quem escolhe comprar na planta também consegue um facilitador de parcelar a entrada, no caso de quem não tem os 20%. O que muita gente não sabe também é que, por exemplo, casais que queiram comprar juntos podem somar as rendas, usar o fundo de garantia, enfim, tem uma série de possibilidades, afirma Irene.
A dica é procurar um corretor de imóveis para saber qual a possibilidade de adquirir o imóvel desejado. A melhor opção é procurar um profissional no assunto. No nosso escritório, Oswaldo Medeiros Imóveis, por exemplo, damos toda a consultoria, encaminhamos para um correspondente bancário - aqui trabalhamos com a CredSeguro - que faz toda a análise de crédito da pessoa totalmente de graça, ela já sai de lá sabendo o que vai poder comprar, orienta a consultora imobiliária.
Alugar ou comprar?
Segundo Irene, a procura pelo aluguel é duas vezes maior que pela compra em Petrópolis. Mas, novamente ela aponta para a falta de conhecimento dos clientes de como conseguir adquirir o imóvel. Muitas vezes acontece de a gente conseguir reverter o aluguel em compra, pois falta entendimento sobre as facilidades para a compra. Por isso, é tão importante procurar um corretor de imóveis.
Para quem quer vender, a orientação é pedir uma avaliação profissional antes de anunciar. Quando o imóvel está no preço certo ele é vendido rapidamente. Para isso, é necessária uma avaliação correta, feita por um profissional. Não adianta colocar um preço alto se o imóvel não valer o que está pedindo, não vai vender, conclui Irene Medeiros.
Veja também: