UPAs e Hospitais particulares registram alto número de casos; após baixa cobertura vacinal de grupo prioritário, prefeitura amplia vacinação contra Influenza
Emanuelle Loli - estagiária
Mesmo com a redução no número médio de atendimentos em comparação ao ano passado, hospitais e postos de saúde de Petrópolis continuam registrando alta demanda de pacientes com sintomas gripais. Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, de janeiro a abril de 2025, as três UPAs do município atenderam, em média, menos pessoas do que no mesmo período de 2024. A situação é parecida no Hospital Santa Teresa e no Hospital Unimed.
Apesar dessa diminuição, a procura por atendimento é intensa. Fernanda Paiva contou ao Diário que levou o filho a um hospital particular lotado e, sem vagas na pediatria, ele precisou ser atendido na ala dos adultos.
"Meu filho precisou de atendimento de urgência em um hospital ligado a um plano de saúde. Estava lotado. Pessoas de todas as idades e, principalmente crianças. Não havia lugar na pediatria e ele foi levado para a ala dos adultos. É uma preocupação enorme. Pessoas com diferentes comorbidades e uma criança ali, observando tudo e com medo. Preparo e planejamento devem ser considerados por todas as administrações hospitalares, públicas ou não, porque esse aumento na demanda dos atendimentos nessa época já é algo certo", disse Fernanda Paiva.
Hospitais e postos municipais
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, nos quatro primeiros meses de 2025, a UPA do Centro registrou uma média de atendimentos, de janeiro a abril de 2025, de 6.500 por mês. Em 2024, a mesma unidade registrou, no mesmo período, uma média de 7.800 atendimentos por mês.
A UPA Cascatinha registrou uma média de atendimentos, de janeiro a abril de 2025, de 5.670 por mês. Em 2024, a mesma unidade registrou, no mesmo período, uma média de 7100 atendimentos por mês.
Já na UPA Itaipava foi registrado uma média de atendimentos, de janeiro a abril de 2025, de 4.370 por mês. Em 2024, a mesma unidade registrou, no mesmo período, uma média de 7.160 atendimentos por mês.
Hospital Santa Teresa
De acordo com o Hospital Santa Teresa (HST), a média de atendimentos em março e abril de 2025 foi de 5.887, o que representa uma queda de 23,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando a média foi de 7.778 atendimentos. Apesar da diminuição em relação ao pico de 2024, as unidades seguem com alta demanda.
“Para garantir um melhor atendimento à população, reforçamos as equipes médicas nos momentos de maior demanda. Além disso, uma equipe da urgência realizou visitas técnicas a unidades de referência em São Paulo, que atendem alto volume de pacientes, com o objetivo de implementar inovações e boas práticas na organização da nossa urgência”, informou o hospital.
Unimed
Segundo a Unimed, o Hospital vem acompanhando a alta de atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios. Do dia 1º ao dia 19 de maio foram atendidas 760 pessoas com falta de ar, tosse, febre e perda de paladar.
De acordo com o hospital, assim como em outros hospitais citados, o atendimento também tem um registro menor. Em abril de 2025 foram registrados 711 casos de gripe. No mesmo período do ano passado, 1121 casos foram registrados.
A Unimed Petrópolis lançou um Pronto Atendimento Virtual para atendimento desses pacientes por telemedicina, assim, a operadora disponibiliza médicos clínicos gerais e pediatras 24 horas para que os usuários do plano possam ser atendidos sem sair de casa, mantendo os casos mais graves para o atendimento presencial. O pronto Atendimento Virtual deve ser acessado através do site da operadora www.unimedpetropolis.coop.br
Vacina
A partir desta quarta-feira (21/05), a Prefeitura liberou a vacina da Influenza para todos os públicos. A decisão foi tomada pela Prefeitura após uma análise feita pelo Departamento de Vigilância em Saúde, com o aval do Ministério da Saúde (MS).
Até a última terça-feira (20), foram vacinadas 33.317 pessoas no município de Petrópolis, o que corresponde a aproximadamente 39% do público prioritário, informou o município.
De acordo com o Governo do Estado, foram destinadas a Petrópolis 102.500 doses da vacina. O imunizante protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B.
Veja também: