Edição anterior (3842):
terça-feira, 22 de abril de 2025


Capa 3842

MEsp e Unifesp disponibilizam material digital para profissionais que atendem pessoas com deficiência

Trabalhadores das áreas de educação física e saúde poderão conhecer melhor o universo paradesportivo a partir do conteúdo produzido

Reprodução
Reprodução

O Ministério do Esporte em parceria firmada com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - campus  Santos) desenvolve por meio do projeto Paradesporto Brasil + Acessível uma série de conteúdo em formato de manuais, livros, vídeos, podcast e relatórios para subsidiar os profissionais de educação física e de saúde que trabalham com o paradesporto.

Se você trabalha com esse público, não perca essa oportunidade: acesse o material no endereço https://paradesporto.unifesp.br/producao/ , portal do projeto, no YouTube e no Instagram.

O Paradesporto Brasil + vai além da produção de material. O projeto mantém um repositório temático de conteúdo, apresenta estudos de políticas públicas do paradesporto, além de ter produzido o Modelo de Desenvolvimento Paradesportivo que ajuda na evolução do atleta com deficiência. Para discutir a temática e apresentar resultados já foram realizados, dois Congressos de Pedagogia do Paradesporto (2022 e 2024) também disponíveis no canal do projeto no Youtube, em inglês, português e Libras.

Todo o material é de acesso livre, elaborado em linguagem simples, disponível em PDF e com audiodescrição para as pessoas cegas terem acesso ao conteúdo (MP3). Ao todo foram produzidos 14 manuais, dois relatórios, sete livros, dois anais e uma carta, todos com recursos do Ministério do Esporte. O material didático digital tem como objetivo ajudar profissionais da área a conhecer melhor o universo paradesportivo.

Vale reforçar que o Modelo de Desenvolvimento Paradesportivo encontra-se disponível em português, inglês, espanhol, francês, Libras e guarani. Mesmo não sendo o guarani a língua mais falada, ela é considerada a mais interativa entre as nativas. O MDP em guarani foi traduzido pela professora de educação especial do Mato Grosso do Sul Aparecida Benites.

“A parceria MEsp/Unifesp foi firmada para fortalecer o paradesporto como política de inclusão e cidadania. O projeto Paradesporto Brasil + Acessível amplia o acesso ao conhecimento com conteúdo em múltiplos idiomas e formatos acessíveis. Essa colaboração qualifica profissionais, valoriza as pessoas com deficiência e promove práticas esportivas mais equitativas. Juntos, avançamos rumo a um Brasil mais inclusivo pelo esporte”, ressaltou o secretário nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Araújo.

“O crescimento do projeto Paradesporto Brasil + Acessível somente foi possível graças ao apoio do Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional do Paradesporto [SNPAR]. A produção de conteúdo educacional acessível, em diferentes mídias e linguagens, tem contribuído significativamente para a formação de novos atletas. Mais importante ainda, garante o acesso de um número crescente de pessoas com deficiência à prática da atividade física, promovendo inclusão e ampliando oportunidades”, afirmou o coordenador do projeto e professor da Unifesp/Santos, Ciro Winkler.

Segundo ele, o site já atingiu 75 mil acessos nesse período. “O desenvolvimento desse material é de fundamental importância no que se refere à inclusão das pessoas com deficiência, pois existem mais de quatro mil alunos com deficiência matriculados nos cursos de educação física, conforme pesquisa realizada por ele mesmo, com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Edição anterior (3842):
terça-feira, 22 de abril de 2025


Capa 3842

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral