Público-alvo das formações são os profissionais que atuam em bibliotecas públicas e comunitárias de todo Brasil; as inscrições ficam abertas até o dia 10 de março
Oportunidade para formação de profissionais que atuam em bibliotecas públicas e comunitárias de todo Brasil. O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) e o Programa Iberbibliotecas lançam chamadas para os Cursos Virtuais em português do 1º Semestre de 2025. As propostas ofertadas, gratuitamente, para os beneficiários são: Desenho de serviços e atenção às pessoas com deficiência em bibliotecas; Projetando soluções criativas: bibliotecas liderando mudanças; e Serviço de referência e representação descritiva no contexto da Inteligência Artificial: abordagens e utilizações. As atividades online têm as opções de tutoria e formato sincrônico.
Com o apoio do MinC e do SNBP e a realização do Iberbibliotecas, os cursos virtuais têm início nos meses de abril e maio, com duração de dois meses. O objetivo é aprimorar os serviços oferecidos e as políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas. Para a Marina de Lima Rabelo, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do MinC, um dos eixos estruturantes da atuação do SNBP é a formação e qualificação continuada dos trabalhadores das bibliotecas públicas e comunitárias de todo o país.
“Como parte das atribuições do Ministério da Cultura, capacitar os profissionais que atuam em Bibliotecas Públicas e Comunitárias de todo Brasil é uma ação fundamental para qualificação das nossas bibliotecas com finalidade cultural. Os cursos têm temas bastante atuais e são ministrados em português. Acreditamos que teremos um número grande de inscrições. Não deixem de se inscreverem”, aponta a coordenadora Marina de Lima Rabelo.
Cursos virtuais com tutoria
O Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, oferece permanentemente cursos virtuais com tutoria, por meio da Sala de Aula Virtual, e cursos síncronos, voltados aos funcionários de bibliotecas públicas, comunitárias e populares dos países e cidades integrantes do programa. Os conteúdos são criados e desenvolvidos por especialistas da região e focam em temas atuais relevantes para o trabalho em bibliotecas.
Veja também: