Pesquisa será feita em parceria com a Universidade de Brasília e a Comissão Pastoral da Terra. Edital para seleção de pesquisadores bolsistas está aberto até 13 de setembro
Estão abertas as inscrições para seleção de pesquisadores bolsistas para projeto de mapeamento de casos de violência nos campos. Os interessados devem enviar currículo e carta de intenções para o e-mail pesquisaconflitosnocampo@gmail.com até 13 de setembro.
A pesquisa será feita pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT). O objetivo é identificar casos de violência no campo e construir políticas públicas voltadas ao tema.
Ao final do trabalho, será feita uma publicação e montado um acerto audiovisual a partir do levantamento dos processos e das investigações de casos identificados no período de 1985 a 2023.
Segundo a secretária de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho, o diagnóstico permitirá melhor compreensão acerca do tratamento dado a esses casos de violência no campo, especialmente em relação à apuração dos fatos, processamento e responsabilização. A análise impulsionará a construção de políticas públicas para o aprimoramento de políticas de proteção nos territórios, declarou ela.
O edital
As pesquisas ocorrerão de outubro de 2024 a dezembro de 2025. O processo seletivo prevê 17 bolsas de pós-graduação no valor de R$ 2.100. Poderão se candidatar pesquisadores regularmente matriculados em cursos de pós-graduação de qualquer instituição de ensino superior.
Leia o edital na íntegra.
Veja também: