Início do inverno deve atrair 170 mil visitantes, estima Petrópolis Convention & Visitors Bureau
Larissa Martins especial para o Diário
O Ministério do Turismo está incentivando os brasileiros a conhecerem o próprio país. Diversas ações são promovidas pelo órgão federal para estimular o turismo em regiões brasileiras. Desta vez, Petrópolis foi recomendada como destino ideal para o período de frio. Com a chegada da estação, na última quinta-feira (20), a cidade oferece dias ensolarados e temperaturas amenas, transformando o famoso ruço em uma atração turística.
A Cidade Imperial foi citada pelo MTur como um refúgio para aqueles que desejam fugir do movimento da capital do Rio. Sendo considerada badalada e histórica, Petrópolis atinge o auge turístico em julho, durante a alta temporada.
O agradável clima de montanha no inverno, o charme dos hotéis e pousadas e a excelência e a diversidade da nossa gastronomia atraem os turistas nos meses de junho e julho. Vêm em busca de experiências diversas, como a visitação em nossos museus e centros culturais, nos circuitos ecorrurais, para fazer compras, conhecer e degustar os diversos estilos de cervejas produzidas em nossa cidade nos beer-tours. Também estamos no período do montanhismo e aqueles que apreciam a natureza aproveitam para fazer caminhadas em nossos parques e passeios de bike e jeep em áreas rurais, relata a Secretária de Turismo Silvia Guedon.
Expectativa
Até agosto, a cidade deve receber mais de 150 mil turistas hospedados no município, com uma ocupação de 85% nos finais de semana, segundo o Petrópolis Convention & Visitors Bureau consideram. Este número pode superar os 170 mil levando em consideração viagens prolongadas.
A alta temporada de inverno traz aquela atmosfera europeia para Petrópolis de forma natural: as lareiras se acendem, os bares e restaurantes privilegiam pratos quentes como fondue e chocolate e os festivais complementam esse experiência bucólica com atrações culturais imperdíveis. Aconchego é a palavra que define, diz o presidente do PC&VB, Samir El Ghoui.
Trabalho e renda
Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis, relembra que o período oferece novas oportunidades de trabalho.
Historicamente, Petrópolis sempre tem um aumento na demanda turística neste período de frio e esperamos que neste ano o número de visitantes seja ainda maior do que nos anos anteriores. O Turismo aquecido está diretamente ligado à geração de emprego e renda para o setor e também ao impacto em outras atividades como comércio e serviços, destaca.
Eventos
Neste período, a cidade oferece muitos atrativos, como o Festival de Fondue, Caldos e Cremes, que se estende de 28 de junho a 28 de julho em diversos restaurantes participantes. Há também o Festival do Chocolate Mundo Mágico ocorre de 26 a 28 de julho e de 2 a 5 de agosto no Palácio de Cristal. A lista é longa.
Os visitantes vão encontrar um calendário repleto de eventos que agradam a diversos tipos de público, como a Bauernfest, Festival SESC de Inverno, Agroserra, Motofest, Festival de Chocolate, dentre outros. As férias escolares que também influenciam a vinda de turistas, inclusive de lugares mais distantes, aumentando ainda mais o fluxo de turistas nesta temporada, afirma Secretária de Turismo Silvia Guedon.
Veja também: