Edição anterior (3747):
sexta-feira, 24 de janeiro de 2025


Capa 3747

Ministra se reúne com Waldez Góes para discutir desenvolvimento regional por meio da Cultura

Programas de fomento cultural promovidos pelo MinC foram foco da reunião que contou ainda com a presença do senador Randolfe Rodrigues

Foto: Victor Vec/ MinC
Foto: Victor Vec/ MinC

Nesta terça-feira (21), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Antonio Waldez Góes da Silva, o senador Randolfe Rodrigues e representantes das escolas de samba do Amapá para discutir parcerias e iniciativas voltadas ao fortalecimento da cultura popular.

Durante o encontro, a ministra destacou importantes programas de fomento cultural promovidos pelo Ministério da Cultura, como a Lei Paulo Gustavo (LPG), a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), a Lei Rouanet e a Política Nacional Cultura Viva (PNCV). Ela também ressaltou a contribuição dessas culturas tradicionais para o desenvolvimento socioeconômico local.

“O Ministério da Cultura está de portas abertas para apoiar as mais variadas manifestações e movimentos culturais e populares. Esse apoio vai além do carnaval, que é apenas um dos momentos de visibilidade dessas expressões culturais. O trabalho social desenvolvido por esses grupos ao longo do ano é fundamental para a comunidade e para o fortalecimento da identidade local”, afirmou.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Antonio Waldez Góes da Silva, pontuou o papel transformador das novas políticas culturais, que buscam contemplar as especificidades regionais e intra-regionais, e que promovem maior equidade na distribuição de recursos e ações.

“Essa nova forma de fazer política cultural em um país liderado por você, Margareth Menezes, certamente transformará também essa história que ficou, que está ficando para trás. É uma concentração muito grande dos esforços, às vezes, ou numa região, ou em poucos estados do Brasil. Então eu acho que você já está fazendo a diferença e a gente está aqui também imbuído desse fator”, pontuou.

A reunião também contou com a presença do secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, além de representantes de escolas de samba amapaenses, como Alex Pereira, presidente da Escola de Samba Piratas de Batucadas; Sandro Ferreira, presidente da Escola de Samba Maracatu da Favela; e João Porfírio, da Embaixada de Samba.

Edição anterior (3747):
sexta-feira, 24 de janeiro de 2025


Capa 3747

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral