Elovias destaca investimentos em segurança e infraestrutura
O Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, realizaram, nessa quinta-feira (15/01), uma visita técnica à BR-040/495, no trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro administrado pela Elovias.
A atividade faz parte do “Na Boleia do Brasil”, uma iniciativa do Ministério dos Transportes que leva a agenda ministerial diretamente às obras em andamento pelo país e promove, junto à sociedade, diálogos sobre os desafios e as prioridades no setor de infraestrutura. A vistoria teve caráter exclusivamente técnico para o acompanhamento das melhorias que já foram implementadas na região.
Os números apresentados representam os primeiros 60 dias da concessão da Elovias que, desde o início da operação, em 4 de novembro de 2025, focou em acelerar a recuperação da rodovia para garantir mais segurança aos usuários.
“Nesse período, aplicamos 30 mil toneladas de massa asfáltica, corrigimos 240 mil metros quadrados de pavimento, avançamos na manutenção, limpeza e drenagem da via, revitalizamos 45 quilômetros de sinalização horizontal e iniciamos a modernização da iluminação, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por tecnologia LED”, afirmou Adir Borges, Diretor de Engenharia e Operações da Elovias.
O executivo também ressaltou que foi antecipada uma obra importante do contrato: a intervenção na ponte do Arranha-Céu, inicialmente prevista para o quinto ano, que terá início já em março de 2026.
No atendimento ao usuário, foram realizados mais de 10.500 atendimentos mecânicos e 478 atendimentos médicos, consolidando um novo padrão de serviço na rodovia.
Veja também: