Imóveis estavam interditados por conta dos deslizamentos provocados pelas chuvas de 2022
Moradores da Rua Antônio Soares Pinto, atrás do Shopping 608, na Rua Teresa, reclamaram que a religação da luz das casas que foram liberadas pela Defesa Civil recentemente ainda não foi realizada, impedindo que voltem às suas residências.
Essas casas estavam interditadas por conta dos deslizamentos causados pelas chuvas de 2022, mas foram liberadas pela Defesa Civil há duas semanas. Segundo um morador, “Estamos dependendo da Enel para fazer a religação, que quando aconteceu a tragédia de 2022, de março, caiu uma parte da rua. Já requeremos, e nada, não temos resposta. Agora teve um rapaz que foi lá na Enel pedir a ligação, e disseram que tem que ter um ofício da Prefeitura ou da Defesa Civil para fazer a ligação”.
Já a Defesa Civil afirmou que “já enviou os registros de desinterdição dos imóveis para a concessionária Enel”.
A Enel Distribuição Rio informou que está em contato com o secretário de Defesa Civil de Petrópolis para agendar uma visita técnica à localidade citada com o objetivo de avaliar os imóveis desinterditados. A partir desta análise, a Enel vai traçar um plano para energizar novamente a rede elétrica local e, por fim, orientar os clientes sobre como solicitar a religação em um dos canais de atendimento da empresa, com a devida apresentação do laudo de desinterdição de cada imóvel.
Além do desejo para voltar para casa o quanto antes, o Aluguel Social desses moradores acaba no próximo mês, o que influencia ainda mais a necessidade de volta dessas pessoas para casa. “E nosso aluguel social mês que vem já está cortado, como que a gente vai pagar do nosso bolso, ou voltar pra casa sem luz? Fica uma coisa difícil né?”, disse um morador.
A Prefeitura foi questionada se o Aluguel Social poderia ser renovado até que as casas tivessem luz novamente, mas, não houve resposta até o fechamento desta matéria.
Veja também: