Emanuelle Loli - estagiária
Residentes de Itaipava, um dos distritos mais movimentados de Petrópolis, têm enfrentado uma rotina marcada pela insegurança no que diz respeito à mobilidade urbana. Segundo moradores que procuraram o Diário, a principal queixa é a falta de sinalização adequada, especialmente ao longo da Estrada União e Indústria, uma das vias mais importantes da região.
“Você não tem a menor segurança para atravessar a União e Indústria. Não há sinal de trânsito. Cada pedestre que tenta atravessar precisa esperar a boa vontade dos motoristas pararem, o que causa um verdadeiro caos. Já houve mortes, atropelamentos graves, e mesmo assim, nada muda”, denuncia uma moradora, que preferiu não se identificar.
Em janeiro deste ano, um casal de idosos morreu após ser atropelado na Estrada União e Indústria, na altura do número 10.215. Outros acidentes envolvendo pedestres são recorrentes na via.
A moradora também relatou a alta velocidade com que carros e motos circulam na região. “A velocidade permitida é uma, mas tem motorista que não respeita o limite. Isso coloca todos em risco”, comentou.
Entre as principais reivindicações da população está a instalação de semáforos, o que, segundo eles, aumentaria a segurança dos pedestres. Pontos estratégicos como o Parque de Exposições, o Shopping Vilarejo e a região da Granja, onde há grande circulação de pessoas, são mencionados como locais prioritários para a implantação desses equipamentos.
Perguntada a respeito das sinalizações e fiscalização de velocidade, a prefeitura disse que Desde janeiro, a CPTrans vem trabalhando em soluções para a melhoria da mobilidade urbana, em especial no distrito de Itaipava. Vale pontuar que no distrito já foram adotadas ações efetivas para a redução de acidentes e melhoria na fluidez do trânsito, como a instalação balizadores flexíveis para impedir manobras irregulares ao longo da estrada União e Indústria, em especial no trecho entre o shopping Estação e o terminal de Itaipava. Também foram instalados balizadores para impedir a ultrapassagem irregular de motocicletas no trecho onde está um das faixas de pedestres do trecho da reta de Itaipava.
Além disso, a fiscalização do estacionamento irregular e de outras irregularidades vem sendo intensificada com dos 36 novos agentes de trânsito aprovados no concurso público municipal.
No que diz respeito à sinalização, estudo técnicos estão sendo elaborados para a identificar a melhor solução para cada trecho
Veja também: