Lucas Klin - especial para o Diário
A situação do lixo no bairro Independência tem gerado preocupações entre os moradores, afetando diversas ruas. Na Rua Glauce Rocha, o lixo estaria transbordando novamente, assim como na região do Taquara. A via conhecida como Rua O, também enfrenta o mesmo problema, com todas as lixeiras transbordando, segundo a população do bairro.
Os moradores entraram em contato com a COMDEP para reclamar sobre a coleta de lixo, mas até o momento, as reclamações não foram atendidas. Desde domingo, não há coleta de lixo na maioria das ruas da Independência e no Taquara. A situação também é crítica na esquina da Estrada da Independência com o início da Rua Ângelo João Brand, onde, além de uma obra no meio da rua, o lixo está espalhado, afetando até o ponto de ônibus, segundo relatos.
Além do acúmulo de lixo, há problemas com lixeiras quebradas e entulhos jogados pela população, que permanecem por meses. No final da Rua Glauce Rocha, próximo ao início da escada, uma lixeira constantemente lotada e transbordando atrai animais, obrigando os moradores a desviar do lixo ao descerem a escada.
A comunidade está preocupada com os impactos na saúde pública e na qualidade de vida. O acúmulo de lixo pode atrair pragas, como ratos e insetos, além de gerar mau cheiro e poluição visual. Os moradores estão buscando soluções e pressionando as autoridades para que a coleta de lixo seja regularizada e as lixeiras sejam reparadas ou substituídas.
Alguns moradores apontam que o descarte inadequado de entulhos e resíduos contribui para o problema, é necessário um esforço conjunto entre a comunidade e o poder público para resolver a questão de forma eficaz.
Não obtivemos resposta da Comdep até o fechamento desta edição.
Veja também: