Os procedimentos cirúrgicos serão realizados de 17 a 22 de setembro, na Igreja de Santo Antônio do Alto da Serra
Por Larissa Martins
O acesso à castração é fundamental para o controle populacional de cães e gatos, além de oferecer inúmeros benefícios à saúde dos bichinhos. Tutores que moram na região do Alto da Serra e arredores podem se inscrever até sexta-feira (16) para o procedimento gratuito oferecido pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental de Petrópolis. As cirurgias serão realizadas de 17 a 22 de setembro, na Igreja de Santo Antônio.
Idade ideal e benefícios
O veterinário Claudio Aquiles Daemon, especializado em cirurgia de cães e gatos, explica que a idade ideal para castração é quando o pet atinge pelo menos 7 ou 8 meses de idade. Assim, os sistemas reprodutivos e urinários estarão bem desenvolvidos. No caso de fêmeas, possivelmente, nessa idade terá ocorrido o primeiro cio.
O procedimento traz alguns benefícios como, por exemplo, abolir ou diminuir o hábito de marcação de território, através do ato de urinar frequentemente sobre móveis, tapetes a ambientes internos e externos; para as fêmeas podemos elencar a diminuição de determinados tumores mamários. Na maioria das vezes outro ponto significativo é o aumento da docilidade do paciente. A castração de machos e fêmeas é um procedimento cirúrgico que requer avaliação prévia por parte do médico veterinário a fim de assegurar melhores condições operatórias. Evidentemente essa avaliação prévia, junta de exames laboratoriais ou de imagem, constituem o assim chamado risco cirúrgico, pontua.
Tempo de reabilitação
Em relação à recuperação, o período pode variar. A reabilitação do macho dura cerca de sete dias e das fêmeas recomenda-se cerca de doze dias com repouso mais intenso. A cirurgia em machos é considerada mais simples do que aquela realizada em fêmeas, pois há necessidade de acesso à cavidade abdominal, no caso de cadelas e gatas, diz o veterinário, que atua na Clínica Aquiles.
A castração é recomendada para todas as raças. Eu diria para qualquer tutor que estivesse com dúvidas sobre a castração que procurasse conversar com pessoas cujos animais já tenham sido castrados e ouvisse suas opiniões que, majoritariamente, são favoráveis ao procedimento. E também tire todas as suas dúvidas com o médico veterinário de sua confiança, sugere o especialista.
Veja o calendário para cadastramento, que iniciou ontem (12) com a PSF Meio da Serra e Escola Municipal Geraldo Ventura Dias.
Veja também: