Em todo o município, até às 7h desta quarta-feira (08), já foram recolhidos mais de 2,7 mil toneladas de resíduos
Mariana Machado estagiária
Os resultados da crise do lixo, que teve início no fim do ano passado, e fim do mandato de Rubens Bomtempo, ainda têm incomodado petropolitanos. O novo governo prometeu que uma das prioridades para as primeiras semanas de 2025 seria recolher o lixo da cidade e acabar com a crise, mas essa tarefa não está nada fácil.
Em todo o município, até às 7h desta quarta-feira (08), foram recolhidos mais de 2,7 mil toneladas de resíduos. Nesta segunda-feira (06), para ajudar nas coletas o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) enviou máquinas e caminhões como reforço.
Entretanto, moradores da Posse reclamam que a coleta ainda não chegou a algumas localidades do quinto distrito.
“Foi amplamente divulgada pela nova administração municipal a priorização do problema e a criação de uma força tarefa para agilizar a volta à normalidade na coleta de lixo em Petrópolis. Entretanto, infelizmente cabe reportar que as lixeiras continuam abarrotadas no 5° distrito. Consigo entender todas as dificuldades: a ocorrência de chuvas em demasia - comum, previsível e esperada nesta época do ano - o excesso de lixo, resultado de mais de 40 dias de suspensão quase total do serviço pela administração anterior desde que perderam as eleições, e as consequentes dificuldades logísticas para se recolher uma quantidade surreal de lixo acumulado”, disse um morador do Brejal.
Mas por mais que entenda a dificuldade da coleta de lixo, uma vez que toda a cidade está com muito lixo a ser recolhido, ele ressalta que “esta segue sendo a triste realidade no distrito da Posse”.
Questionada, a Prefeitura, por meio da Comdep, informou que “já está atuando no quinto distrito e que, em breve, o serviço de limpeza urbana será regularizado na região. Parte do Brejal foi atendida na última terça-feira (07), e as equipes retornarão em breve para concluir o trabalho, garantindo que toda a área receba o devido atendimento”. Além disso, ressaltaram que, entre os dias 1 e 7 de janeiro, foram recolhidas mais de 34 toneladas de lixo no distrito da Posse. “A empresa está trabalhando para garantir a eficiência na coleta de resíduos e demais serviços”, concluíram.
Veja também: