Lucas Klin - especial para o Diário
Na região do Vale do Cuiabá, na estrada Ministro Salgado Filho, o problema relatado por moradores, é o acúmulo de água em poças, causado por um muro construído recentemente e um manilhamento em um terreno.
Segundo o morador da região, o manilhamento, que acompanha o muro, não passa em frente ao portão, mas sim dentro de um sítio, sob uma densa moita de bambu. Como resultado, a água fica represada na rua, causando transtornos para os moradores.
Primeiramente, seria necessário limpar as árvores próximas ao muro, incluindo dois cedros brancos. Essa área poderia ser transformada em uma galeria aberta, que se estenderia desde a primeira entrada do Coxixo até a ponte do loteamento. A máquina responsável pela obra deveria nivelar o terreno e aplicar asfalto, criando uma canaleta profunda ao longo do muro. Essa canaleta direcionaria a água até a ponte, onde um tubo de metal permitiria seu escoamento sem prejudicar o rio. Além disso, a galeria deveria ser gradeada para evitar o acúmulo de terra, relatou um morador.
Vale ressaltar que, segundo o morador, há alguns anos, houve uma disputa judicial envolvendo a rua que passava pelo sítio. Segundo relatos, a moradora teria conseguido fechar a via, mas a situação atual exige uma solução mais abrangente. A prefeitura poderia considerar a instalação de duas canaletas gradeadas nas ruas, permitindo que a terra fique retida enquanto a água flui. Essa medida beneficiaria toda a comunidade, comentou o morador.
Em resumo, os moradores do Cuiabá pedem a manutenção adequada e a implementação de soluções inteligentes que possam resolver os problemas enfrentados pelos moradores da região.
Não obtivemos resposta da Prefeitura de Petrópolis até o fechamento desta edição.
Veja também: