Lucas Klin - especial para o Diário
Nas últimas semanas, os moradores do condomínio Vale do Pinhal, que fica de frente para o Morro do Alto Pegado, denunciaram o desmatamento que supostamente ocorre na região. Segundo os moradores, o Morro do Alto Pegado, outrora coberto por vegetação, está sendo gradativamente transformado em um Morro Pelado e a causa desse cenário pode estar relacionada ao Aterro Sanitário do Município, localizado do outro lado do Morro do Pegado, conforme indicado nas imagens de satélite, cedidas pelos moradores.
Foram feitas algumas tentativas em denunciar a situação, segundo os moradores, mas não teriam conseguido entrar em contato com os canais de comunicação. Até mesmo o WhatsApp do Nosso Bairro, vinculado à Prefeitura de Petrópolis, segundo uma moradora, teria dito para entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente.
O Desabafo de um Morador
Eloy Macchiute de Oliveira, morador do condomínio, expressou sua indignação: Passamos meses escolhendo um terreno com vista para as montanhas, esperando pacientemente pela aprovação da Prefeitura. Cumprimos todas as exigências ambientais, incluindo o plantio de árvores nativas. No entanto, a regra parece não valer para todos. Há três meses, testemunhamos a remoção de várias árvores no Morro do Alto Pegado, um verdadeiro crime ambiental
A beleza natural do Morro do Alto Pegado está ameaçada, e a comunidade espera que as autoridades tomem medidas urgentes para preservar esse patrimônio ambiental. Afinal, a vista panorâmica para o Morro do Pegado e o Taquaril é um tesouro que deve ser protegido para as gerações futuras, acrescentou o morador preocupado com a situação.
Segundo o Linha Verde, todas as formas de denunciar estão funcionando corretamente, desde os telefones, até os apps para celulares. Em nota, acrescentaram:
Desde o início do ano, o programa Linha Verde, do Disque Denúncia, já cadastrou mais de 10 mil denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do RJ, sendo 240 vindas do município de Petrópolis e pelo menos oito do bairro de Pedro do Rio.
Vale reforçar que para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos possuem WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, utilizar o App "Disque Denúncia RJ" para celulares, ou ainda denunciar pelo site do Disque Denúncia ( www.disquedenuncia.org.br ) ou pela FanPage do Linha Verde no facebook ( www.facebook.com/linhaverdedd ).
Não obtivemos respostas da Prefeitura de Petrópolis e da Secretaria de Meio Ambiente até o fechamento desta edição.
Veja também: